EDITORIAL: E A TAL FIDELIDADE PARTIDÁRIA POR ONDE ANDA ?:


Foto ilustração internet

Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado


Vou iniciar esse editorial fazendo uma provocação e perguntando : O que é fidelidade partidária? Lei 9.096 de 1995, que dispõe sobre os partidos políticos, estabelece em seu capítulo V as regras de fidelidade partidárias. Como a legislação brasileira não permite as candidaturas independentes, todo candidato deve ser filiado a um partido político para que possa disputar as eleições

A fidelidade partidária consiste na obrigação que os parlamentares possuem com seus partidos, de acordo com regras estabelecidas previamente. Sempre que um candidato se filia a um partido para disputar as eleições, ele deve estar ciente de que, se eleito, deve seguir alguns princípios da legenda e, às vezes, abrir mão da sua vontade para seguir o que é mandado pelos líderes partidários

Após nota  do Partido Democratas ratificando o nome do Coronel Anselmo Bispo para disputar a prefeitura de Juazeiro nas próximas eleições municipais, com base no  resultado de uma  pesquisa que o apontou como tendo a preferência entre os outros dois pré-candidatos Jhon Khoury e o advogado Kalber Fernandes, ambos filiados ao   DEM, o Advogado expressou sua insatisfação ao participar do programa Geraldo José (Transrio FM) afirmando que pode apoiar outra pré-candidatura que não seja da sua legenda do partido.

Segundo declarou Kalber na entrevista : “Recebi com serenidade a pesquisa, mas entendo que o nosso trabalho ao longo de um ano não pode ser simplesmente descartado. Temos procurado ouvir outros pré-candidatos e em breve externarei nossa posição em relação ao pleito deste ano” .

Por outro lado o presidente do PTC Jailson Barbosa comentou  através das redes sociais (Whats  app)  que por ter assumido  compromisso com Kalber não deve seguir orientação do representante do partido ,deputado federal Elmar Nascimento:

“Quero informar a toda Juazeiro que o Partido PTC não tem compromisso com o candidato indicado pelo Deputado Elmar Nascimento. O nosso compromisso é com o Jovem advogado Kalber Fernandes”. Pontou .

Rapidinho o eminente advogado Kalber Fernandez tratou de dar a sua resposta e segundo informações  extra oficiais o mesmo já esteve reunido esta semana com o pré-candidato Joseph Bandeira do Solidariedade e foi iniciada uma conversação que pode resultar na indicação do seu nome para compor a chapa majoritária, quem sabe como vice do ex-prefeito de Juazeiro.

Como se percebe o caldeirão das eleições em Juazeiro de fato começou a ferver. Como diz o ditado popular: "já não se fazem política  como antigamente onde bastava um fio de bigode  a uma palavra dada", o que prevalece hoje são os interesses individuais, então perguntamos: 

E a tal fidelidade partidária aonde foi parar?. Você acreditaria em um candidato que se filia a um partido e opta por apoiar outro de outra legenda?

Com a resposta VOCÊ ELEITOR!


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem