CHAMPIONS LEAGUE: “DISPUTA” DE GIGANTES NO DOMINGO (23), DEFINIRÁ O CAMPEÃO


Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Após a definição da grande final da Uefa Champions League, nesta quarta-feira, o jornal espanhol Marca decretou: Paris Saint-Germain x Bayern de Munique é "o melhor jogo do mundo".


Segundo o diário ESPN   os dois times chegam à decisão "na ponta dos cascos", e teceu uma série de argumentos para justificar a tese.


É a melhor partida do mundo por tudo o que se viu na temporada. Neymar e Mbappé contra o "rolo-compressor" da Europa, o Bayern, a equipe que já arrasou a Alemanha e vem sobrando na Champions, com uma conta de 42 gols marcados em 10 partidas disputadas nesta edição do torneio. Os alemães podem se tornar o primeiro time a faturar uma Champions ganhando todos os jogos. É histórico o que vem fazendo o time da Bundesliga, que disputará sua 11ª final. Até hoje, foram cinco títulos e cinco vices.

- O Bayern busca sua 6ª taça, e o PSG tenta a 1ª. Veremos um duelo entre um clube "clássico" da Europa, e um "novo rico", esse PSG que gastou 1,2 bilhão de euros para chegar a uma final de Champions. Seu 11 titular atual, sem ir muito longe, supera os 700 milhões de euros em investimento. O do Bayern, apenas 100 milhões de euros. São duas maneiras de entender o jogo e chegar a um mesmo objetivo.

- A final promete gols. Entre Champions Bundesliga, o Bayern fez 142 tentos em 44 partidas. O PSG anotou 102 em 37, já que a Ligue 1 foi encerrada. EM média de gols; 3,2 por jogo para o Bayern, 2,7 por jogo para o PSG

- Será um duelo de três nomes próprios. Pelo lado do PSG: Neymar e Mbappé. Nenhum dos dois fez gol neste fase final em Lisboa, mas qualquer enquete com os fãs de futebol pelo mundo coloca ambos entre os melhores do planeta. 222 milhões de euros custou o brasileiro, e 180 milhões custou o francês, que, nesta temporada, marcaram 19 e 23 gols, respectivamente. São 42 gols no total, que ainda ficam sete atrás do que Robert Lewandowski fez sozinho no Bayern (vale lembrar que ele foi contratado de graça). Na Champions, Lewa tem 15, e está a só dois do recorde de Cristiano Ronaldo em 2013/14 (17).

- Não devemos esquecer que o Bayern tem Gnabry, autor de dois gols contra o Lyon, e que já tem nove neste Liga dos Campeões. Tampouco dá pra não falar e Di María, no PSG, que foi o MVP da semifinal contra o RB Leipzig, e que jogará em seu estádio "talismã": o Da Luz, no qual ganhou a Champions com a camisa do Real Madrid sendo decisivo.

- Será também um bom duelo no banco, já que, nesta temporada, os dois treinadores se transformaram de questionados em inquestionáveis. Tuchel chegou ao PSG há duas temporadas, depois de passar pelo Borussia Dortmund. Teve "arranca-rabos" com Mbappé e Neymar, mas, no final das contas, seu método emplacou em Paris, e agora já não há mais confitos com as estrelas - pelo contrário. Tuchel uniou o vestiário do PSG como nunca antes, e conseguiu o que ninguém pode no PSG: alcançar uma finald e Champions.

- Já o caso de Hansi Flick é digno de estudo. Ele foi interino do Bayern, e, logo que assumiu, a equipe buscava um substituto. Tentou Allegri, Wenger, Ten Hag... Mas o Bayern começou a funcionar após a saíde de Kovac, e Flickr conquistou o grupo. Seus números são esptaculares: dirigiu a equipe em 35 partidas, com 32 vitórias, um empate e duas derrotas. O saldo de gols é de outra galáxia: 115 a favor e só 26 contra.

- Será o 9º jogo de Champions entre PSG e Bayern, que nunca se enfrentaram na fase mata-mata. E, de maneira surpreendente, os franceses têm números melhores: ganharam cinco jogos, contra três dos alemães. Em gols, equilíbro: 13 para o PSG, 12 para o Bayern.




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem