UNIVASF PROMOVE OFICINA PARA PROFESSORE(A)S UNIVERSITÁRIO(A)S DE QUALQUER INSTITUIÇÃO SUPERIOR



Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Diante do momento de incerteza quanto ao retorno das aulas presenciai face a pandemia do novo coronavirus a Univasf através do Núcleo de cuidado ao Estudante (Nuceu), promovem um momento de discussão.

Veja nota emitida pela Assessoria de Comunicação da Univasf :

Um momento que possibilite aos docentes do ensino superior refletir e dialogar sobre o trabalho remoto e as novas formas de enfrentar os desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus e pela necessidade do isolamento social, que provocou o afastamento de professores e alunos das salas de aula.

Com o intuito de tornar real esse espaço de discussão, o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (Nuceu), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoverá nesta sexta-feira (24) uma oficina intitulada “Ser docente de ensino superior: compartilhando fazeres, desafios e possibilidades”.

O evento online acontecerá às 19h, pela plataforma Meet e é direcionado a professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. A oficina terá como facilitadora a psicóloga, doutora Adriana Miron, egressa da Univasf.

Segundo Adriana, que também é pedagoga e mestra em Educação, a atividade será realizada por meio de uma oficina pedagógica, cuja proposta baseia-se na construção e compartilhamento de um mapa mental, com foco no aperfeiçoamento didático voltado para a prática docente remota, promovendo aprendizagem conjunta, dinâmica e troca de experiências a partir da interação do grupo. Os participantes poderão dialogar sobre como estão enfrentando novos modos de fazer, como é estar longe dos alunos, se e como estão enfrentando condições precárias de trabalho, entre outros aspectos.

A coordenadora do Nuceu e professora do Colegiado de Psicologia da Univasf, Shirley Macêdo, destaca que o Núcleo também está atento aos cuidados com os docentes, já que estes profissionais estão diretamente envolvidos com os estudantes no cotidiano da realidade acadêmica. “Diversos estudos apontam a precarização das condições e relações de trabalho na profissão docente de instituição de ensino superior, potencializada pela cultura da alta performance e do produtivismo acadêmico”, observa.
Shirley ressalta que as IES públicas, a exemplo da Univasf, estão há meses pensando em soluções para atividades remotas, principalmente na área de ensino. “Há mais de 120 dias estamos sem contato direto com nossos alunos e encontros virtuais de pesquisa e extensão têm nos desafiado, seja por precisarmos dominar tecnologias de informação e comunicação, seja por precisarmos criar novos modos de fazer a docência. Tudo isso se constitui em desafios a serem enfrentados. Consideramos que a oportunidade de poder compartilhar experiências é um espaço potencializador de cuidado do nosso fazer, já que podemos dialogar aprendendo junto com outros”, frisa a professora.

Nuceu - Projeto de extensão aprovado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em 2018, a partir do desejo da docente e seus orientandos de cuidar do universitário, considerando que o sofrimento psíquico dessa comunidade era alvo de estudos, no mundo inteiro, como uma questão de saúde pública. Em 2019, tornou-se Núcleo e passou a ofertar diversas ações de cuidado integral, com a participação de estudantes e professores dos Colegiados de Psicologia, Administração, Artes Visuais, Farmácia e Educação Física. Realiza oficinas, palestras, cursos, acompanhamentos psicológicos individuais e em grupo, plantão itinerante etc. Durante a pandemia, as atividades do Nuceu têm sido realizadas online, através de lives ou oficinas/rodas de conversa grupais.



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS