HOSPITAL ACUSA PREFEITURA DE JUAZEIRO DE OMITIR Nº DE INTERNAÇÕES POR COVID-19


foto reprodução internet

Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Matéria publicada hoje (17) pelo Bahia Noticias de autoria do jornalista Bruno Luiz, a prefeitura de Juazeiro, no norte do estado, é acusada de divulgar números menores que o real de internados em UTIs para Covid-19 no Hospital Promatre, que fica na cidade. A informação, repassada ao Bahia Notícias por uma fonte que não quis se identificar, foi confirmada pelo diretor técnico da unidade, Pedro Borges Filho. Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), encaminhados à reportagem, também constatam as divergências. O município nega e diz que informa em seus boletins apenas casos de pessoas com diagnóstico confirmado da doença (veja posicionamento completo no fim do texto). 

De acordo com o diretor, os boletins epidemiológicos divulgados sobre a doença entre os dias 8 e 16 de julho trazem informações discrepantes sobre a realidade do hospital. Segundo os informativos, analisados pela reportagem, a Promatre nunca chegou a ter mais de três pacientes hospitalizados em UTI neste período. No entanto, afirma Pedro, a quantidade de internados nunca ficou abaixo de sete. Números da Sesab apontam que eles nunca foram menores que cinco - a secretaria ponderou que divergências nos dados podem ocorrer por causa do horário em que a informação é recolhida junto à unidade de saúde. 

A título de comparação, o hospital fechou a quarta-feira (15) com oito pacientes em leitos de UTI, conforme dados repassados à Sesab pela direção do local. O boletim divulgado à imprensa pela prefeitura registrou três internados nesta condição, no mesmo dia. Nesta sexta (17), a unidade tem oito hospitalizados em UTIs Covid-19, um a menos que na quinta (16), quando a Promatre informou à Sesab ter nove internados. A prefeitura, no entanto, divulgou três no seu informativo do dia anterior.


Ainda segundo Pedro, outro fator que indica o subdimensionamento dos dados da prefeitura é que grande parte daqueles admitidos no hospital são regulados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, administrada pelo município. Na quarta, dos oito pacientes internados, seis tinham vindo de lá. Pedro afirmou já ter pedido que a prefeitura corrija os números. “Eu fiquei preocupado com essa divergência. Apesar da credibilidade da Promatre, não quero que sejam questionados depois os nossos números”, destacou, em entrevista ao Bahia Notícias. 


A Promatre tem atendido pacientes com coronavírus regulados pela rede estadual desde 6 de julho, devido a um convênio celebrado com o governo do Estado. Na unidade, estão instalados 30 leitos específicos para Covid-19 - 20 clínicos e 10 de UTI. O hospital ainda recebeu 10 respiradores doados pelo governo federal e outros 7 pelo governo estadual, para uso em pacientes com casos mais graves da doença.


Segundo boletim divulgado nesta quinta pela prefeitura, Juazeiro tem 1.666 casos confirmados de coronavírus e 45 óbitos. Atualmente, 32 pessoas estão internadas, sendo 18 em UTIs e 14 em leitos clínicos.

  

Veja posicionamento completo da prefeitura de Juazeiro:

"A Secretaria Municipal da Saúde em Juazeiro informa que a Promatre é um serviço privado contratualizado pelo Estado da Bahia e que tem recebido pacientes de Juazeiro e da rede PEBA, totalizando um quantitativo de 53 municípios, não sendo a unidade exclusiva para pacientes de Juazeiro. 

 A Sesau informa ainda que os dados do boletim divulgado diariamente pela Prefeitura de Juazeiro contabilizam somente pacientes internados de Juazeiro que tenha resultado confirmado para a Covid-19. Não são contabilizados pacientes considerados casos suspeitos em internação.  A Sesau reforça que não há omissão nenhuma sobre a divulgação de casos em internação e mais detalhes e acompanhamento pode ser realizado pelo link do portal da transparência"




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS