EMBRAPA SEMIÁRIDO : PROGRAMAÇÃO COMEMORA 45 ANOS


foto divulgação Embrapa 

Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Neste ano de 2020, a Embrapa Semiárido completa 45 anos de atuação voltada para a sustentabilidade da agropecuária na região semiárida brasileira. Em comemoração, o centro de pesquisa divulga uma programação que conta com uma série de palestras, capacitações e outros eventos, em suas mais diversas áreas de atuação, todos realizados de forma online

 

O centro de pesquisa foi criado em março de 1975, com a missão de gerar conhecimentos, tecnologias e inovações para promover a produção agropecuária no ambiente quente e seco do Semiárido, que predomina no Nordeste e norte de Minas Gerais. Desde então, vem desenvolvendo inúmeras pesquisas com foco na agropecuária dependente de chuva, na agricultura irrigada, bem como no uso sustentável dos recursos naturais.


Entre as suas principais contribuições ao longo desses anos está a adaptação de fruteiras às condições de solo e clima da região, em parceria com outras instituições e com o setor produtivo. O resultado desse trabalho é produção de uva e manga, já consolidada no mercado, além das novas culturas que vêm sendo introduzidas mais recentemente, como a maçã, o caqui e a pera.


A instituição também vem se dedicando ao desenvolvimento e lançamento de variedades de plantas mais adaptadas para o cultivo comercial na região, como a cebola BRS Alfa São Francisco, tolerante a temperaturas elevadas, cultivares de feijão-caupi tolerantes à seca e com maior teor de proteína nos grãos, clones de umbuzeiro, além da primeira variedade de maracujá-da-caatinga, a BRS Sertão Forte.


Outros resultados favorecem não somente a região, mas todo o país, a exemplo do desenvolvimento da BRS Guaraçá, porta-enxerto para goiabeira resistente ao nematoide das galhas, um dos mais importantes problemas da cultura em todo o mundo.


A atuação da Embrapa Semiárido se destaca, ainda, no desenvolvimento e recomendação de práticas agropecuárias, como o uso de reguladores vegetais e estratégias de aplicação para manejo da floração das mangueiras – o que permite a produção em qualquer época do ano –, protocolo para multiplicação de parasitoides exóticos para o controle biológico de mosca-das-frutas, manejo integrado de pragas do melão e de podridões na manga, dietas para alimentação animal com base em recursos forrageiros regionais, entre outros.


O centro de pesquisa também tem atuado em programas e políticas públicas de promoção do desenvolvimento regional, tendo realizado trabalhos pioneiros com uso de águas salinas e com captação e uso de água de chuva, que resultaram em programas que garantem à população rural do Semiárido o acesso a água para consumo e para produção.


A unidade de pesquisa lidera atualmente importantes portifólios de pesquisa da Embrapa voltados para a convivência com a seca, agricultura irrigada e fruticultura tropical. Suas pesquisas e ações também englobam temas como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), agroecologia e inovação social, agricultura de baixo carbono, agricultura biossalina, conservação da raça Sindi, entre outros.


Para conhecer mais sobre a atuação da Embrapa Semiárido acesse o site www.embrapa.br/semiarido e acompanhe a programação de eventos.




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem