BLOG DO PROFESSOR DESMASCARA MAIS UM FAKE NEWS


Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Tão logo o presidente Jair Messias Bolsonaro inaugurou a última etapa do projeto de transposição do Rio São Francisco no Ceará , começou a circular nas redes sociais um  vídeo que mostra homens descartando água de caminhões-pipa em uma região rural.

Diferentemente do que sugerem publicações nas redes sociais, as imagens foram gravadas em junho de 2017 nas proximidades do canal do Sertão, em Alagoas, que não integra o projeto.

O vídeo fora de contexto circula principalmente no Facebook, onde acumulava mais de 30 mil compartilhamentos até o começo da tarde desta sexta-feira (10). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação . ("AOFatos" integra o Third-Party Fact-Checking Partners, programa de verificação de fatos do Facebook, desde maio de 2018. A parceria reúne dezenas de iniciativas independentes de checagem no mundo associadas à IFCN (International Fact-Checking Network) para combater a disseminação de desinformação na plataforma e também no Instagram)

Um vídeo que mostra homens descartando água de caminhões-pipa circula em publicações nas redes sociais como se mostrasse uma tentativa de sabotar o governo Bolsonaro. Segundo as postagens, o líquido descartado teria sido extraído do canal da transposição do rio São Francisco recém-inaugurado pelo presidente no Ceará. Isso, porém, não é verdade, pois o vídeo foi gravado em 2017 em Alagoas e a água descartada era de um canal que não integra a transposição.

Aos Fatos identificou que a gravação mostra pipeiros que foram flagrados em junho de 2017 na zona rural de Pariconha (AL) e que iriam responder a um processo administrativo, segundo noticiou na época o site Correio Notícia.

A água descartada pelos homens do vídeo é do Canal do Sertão, considerada a segunda maior obra hídrica do país, atrás apenas da transposição do Rio São Francisco. O projeto, que pretende atender 42 municípios do estado de Alagoas, teve início em 1992 e não foi concluído até hoje.

Desinformação. O presidente Jair Bolsonaro inaugurou um trecho do eixo norte do PISF localizado no estado do Ceará no dia 26 de junho. Desde aquele momento, passaram a circular peças de desinformação para inflar a participação do governo atual no projeto ou comparar sua atuação com as gestões petistas.

Agência Lupa e o Projeto Comprova também desmentiram a peça de desinformação.


Referências:

1. Correio Notícia 2. CBHSF 3. MDR 4. Folha de S.Paulo 5. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem