RESUMO DE PARTE DA ENTREVISTA DO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DA BAHIA JERÔNIMO RODRIGUES AO RADIALISTA WALTERMÁRIO PIMENTEL DA RÁDIO CIDADE AM 870 (JUAZEIRO) SOBRE O RETORNO AS AULAS.




Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Resumo de parte da entrevista do Secretário da Educação da Bahia Jerônimo Rodrigues a Rádio Cidade Am 870 (Juazeiro) ontem dia 17 de Junho , sobre o retorno as aulas.

- O radialista Waltermário Pimentel pergunta sobre se a Bahia está elaborando um planejamento para o retorno da escola.

Respondeu secretário:  disse que a escola é a primeira a fechar em uma pandemia, devido a aglomeração nas salas de aulas e a última a voltar. Estão construindo desde o primeiro momento alternativas para que os estudantes pudessem estudar, como via plataformas virtuais. O governador quer um protocolo de volta as aulas com duas frentes, uma com infraestrutura. As escolas vão se preparar com implantação de um conjunto de pias na entrada, readequações no banheiro, estão fazendo licitação para disponibilização de álcool em gel, mascara de tecidos e acrílico para professores, pessoal da cozinha e etc. A outra frente é a pedagógica, pois não terá uma volta normal, pois não tem vacina, municípios que tem mais incidência do que outro, algumas escolas com espaços pequenos. Fizeram a última reunião segunda feira e foi apresentando o protocolo ao governador, este mandou fazer alguns ajustes, estão fazendo os ajustes e estarão com o protocolo de retorno pronto, tanto de infraestrutura e pedagógico. Disse: “Agora a data não depende da gente, depende dos dados dos números, da saúde, da Sesab, do próprio ministério da saúde, não vamos expor os estudantes e os professores, nenhum servidor de forma irresponsável”.

- Pergunta do professor Taciano Medrado: Depois da reabertura do comércio houve aumento de casos, não seria uma preocupação para o governador e o secretário ter o retorno de aulas ainda esse ano?

Respondeu  o secretário: no primeiro decreto, se imaginava que iria ser um ou dois meses, já passou do terceiro mês. O decreto vai até dia 21, no dia 22 de julho teoricamente é o retorno, mas o governador tá estudando uma possibilidade de um decreto para mais 10 dias, 15 dias. A expectativa era que o pico fosse no mês de junho, mas estamos no meio do mês de junho e a curva está crescente ainda. Se tivermos mais 15 dias vamos para a segunda semana de julho. Nós fizemos um calendário de reposição e “uma coisa é certa, vamos gastar a última gota de suor, gastar o último ponto de esperança, que na Bahia a gente consiga repor as aulas de forma presencial”. Agora se a gente for repor, e suponham que se iniciarmos as aulas em julho, não se tem essa garantia, mas vamos trabalhar pra isso, se não tiver condições será em agosto e por aí em diante, não temos data definida, mas vamos trabalhar para isso. “Se a gente voltasse aí em meados de julho em diante, vamos até o dia 23 de fevereiro, usando sábados, feriados, conseguiremos repor”. Nós nos preocupamos igual a você, com a aglomeração de estudantes. Agora digo a você teremos que nos preparar para a voltar, não sei se julho ou agosto, não tenho essa resposta, mas temos que nos preparar com infraestrutura e pedagógica das escolas, mas vamos conversar com todos os segmentos para ver qual a data ideal.

- Ouvinte: Pergunte se já tem uma data, e se caso voltar qual garantia de que os alunos não peguem essa virose?

Respondeu o secretário : Se a gente voltar no meados de julho, não é uma volta normal, é uma volta transitória, é organizando escolas vazias, revezando.  Uma data não temos, mas estamos tendo zelo para fazer uma transição. Eu tenho pra mim que mais um mês, se não voltarmos em julho chegaremos a adentrar em 2022.



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem