OPINIÃO:UM NOVO PLANO - E ESSE É DOS BONS!



foto reprodução Jornal da Cidade

Por : Alberto Saraiva 

Ouvi um galo cantar. E como também sou galo(de briga), arrumei a cosia do meu jeito, coloquei mais esporão aqui, outro ali, dei uma bicada acolá e a coisa ficou assim:

Cansado  de dar murro em pinta de faca e de bater de bater de frente cok o establishment, Bolsonaro decidiu mudar de estratégia .

Abandonou todo e qualquer plano de intervenção militar, para não correr o risco de o Brasil se transformar num pária internacional;

A jogada agora é outra, bem diversa: resolveu lutar com as armas do inimigo. e decidiu ter maioria no Congresso,  para isso, recriou o Ministério das comunicações e nomeou ministro Fábio Faria, deputado federal, sob aplausos ate de jogadores de  futebol. Mas com ausência  de Alcolumbre e a cara amarrada do Maia, que nem aplaudiu a falo do novo ministro.

Tem na ponta da aguilha a recriação do Ministério da Segurança Pública para também entregar a um parlamentar que traga toda a chamada Bancada da bala . 

Tem também o ministério da Ciência e Tecnologia como moeda de troca, mandando o astronauta pro espaço. Os maiores ministérios-moedas (Saúde e Educação) já estão disponíveis uma vez que estão sendo comandados por ministros interinos , e isso reforça a suspeita quanto a implementação desse plano.

Estes dois ministérios são dos que tem maior orçamento (muito importante) e grande capilaridade em todo o território nacional (idem). Todos os querem. e os partidos que os tiverem passarão a apoiar o governo.

O das Comunicações, com os Correios, também integra esta lista dos mais presentes, inclusive no grotões. Com isso, Bolsonaro entregaria os anéis, mas preservaria os dedos : Economia(Guedes), Casa  Civil, Infraestrutura (Tarcisio), Desenvolvimento Regional, Relações exteriores (Ernesto Araujo), Justiça, Agricultura, Direitos Humanos (Damares), Meio Ambiente(Salles), Cidadania (Onyx, que pode voltar á Câmara , abrindo mais uma vaga no Ministério), defesa e os Bancos Federais(BB, Caixa , BNDES). O BNB pode entrar conta da "captação' de parlamentares no NE. As estatais importantes (Petrobras, Eletrobras, Itaipu, etc.) ficam sob JB.

Garantindo o controle do dinheiro e das políticas de desenvolvimento economizo e social, entregaria os ministérios citados (mantendo o poder de veto, nada de porteira fechada), mas me compensação ganharia maioria na Câmara e no Senado para a provação de PECs. 

A meta é ter 330 deputados e 55 senadores. Essa maioria, além de afastar qualquer tentativa de impeachment, traria outras enormes vantagens:

1 - Revogação da PEC da Bengala, ganhando o direito de indicar 4 ministros do STF, para substituir Celso de Melo, Marco Aurélio de Melo , Rosa Weber  e Lewandowski.

2 - O desejado impeachment de Alexandre de Moraes poderia abrir mai um vaga. e seria bastante emblemático, fazendo com que Gilmar Mendes e Toffoli ciscasse miudinho. 

3 - Ou Gilmar pediria as contas, indo cuidar  do seu (dele) milionário instituto e propriedades d´além mar? Seria sonhar demais? 

4 - A PEC da Prisão em 2[ instancia;

5 - A tomada da Câmara das mãos de Maia e o Senado das de Alcolumbre e Renan;

6 - com o comando do Senado, teria aprovação tranquila dos novos ministros do Supremo e de novos embaixadores;

7 - Mai que isso : em 2021 poderia reeditar as medidas provisórias que caducaram, e/ou enviar projetos de Lei em regime de Urgencia com certeza de aprovação.

8 - Com a renovaçao de 1/3 a 1/2 do STF, acabaria com o ativismo judicial e cooptaria o adesistão  FUX, que será o novo presidente apos Toffoli. 

9 - Outros desdobramentos, por ter o congresso e o STF em parceria com o Executivo- como a não renovação da concessão da Globo (se não pagar a montanha  de dinheiro que deve) o que serviria de marco temporal para toda a mídia podre e vendida.

Ai seria partir forte para a eleição de 2022, fazendo maioria no congresso, o maior número possível de governadores e logicamente, a própria reeleição de Bolsonaro , com outro vice na chapa. E ai está uma supermoeda.

Bolsonaro está apanhando (quase) calado, sendo humilhado e tripudiado todo dia. Mas ultimamente ficou mais light. mudança de tática, dentro da estratégia? 

é certo que seus adversários (que não são poucos) e inimigos(idem) sabem das mexidas no tabuleiro e estão desesperados para o derrubarem agora. dai os inquéritos ilegais, o vergonhoso ativismo judicial do STF, o trancamento de suas pautas no congresso, a ação coordenada dos governadores contra ele e outras jogadas sujas, como a subserviência ao Partido Comunista Chinês, que está por detrás de tudo.

Tenho trazido teorias plausíveis e ate factíveis  do que poderia vir a acontecer no curto prazo no Brasil. algumas bombásticas .

se querem saber , essa guinada para o Centrão e mais outros partidos, que seja nessa condição de perder os anéis e ficar os dedos, repito, seria uma solução de estrategista brilhante, capaz de abrir  mão de alguns territórios para afastar a possibilidade (real) da perda  do Reino . E sem derramar sangue.

E por falar em sangue ....Haja sangue frio ! 


Fonte: Jornal da Cidade


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem