MEIO AMBIENTE: BARRAGEM, DE SOBRADINHO ATINGE NESSE DIA 01 DE MAIO 93,34% DA SUA CAPACIDADE NOMINAL


Areias das ilha do fogo inundadas pela cheia

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Como se previa , as continuas precipitações pluviométricas que vem caindo na cabeceira do Rio São Francisco,  no estado de Minas Gerais, desde janeiro deste ano até agora,  vem  aumentando significativa  do volume útil da barragem de Sobradinho no norte da Bahia. 

Vale lembrar que nos últimos anos a barragem sofreu muito com a estiagem o que chegou a atingir seu volume morto e para alguns pessimistas de plantão seri o fim do Velho Chico, mas como a sabedoria do homem não suplanta as maravilhas de Deus , a resposta está ai, um rio forte imponente e vigorante como sempre foi.  

Segundo informações obtidas por nossa equipe junto a CHESF nesta sexta-feira 01 de maio, a defluência (água que sai) de Sobradinho continuará em 1.600 m³/s e com uma vazão afluente (água que entra) de 2.700 m³/s, o que resulta num montante acumulativo de 1.200 m³/s.

No momento a capacidade de volume útil da barragem de Sobradinho é de 93,34%. A expectativa é quanto a necessidade de abrir as comportas da barragem, numa operação que tem como objetivo evitar que o limite de armazenamento da represa seja atingido.

Ainda em nota a CHESF nos informou de que não previsão de vertimento no reservatório e que tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis. 

E conclui : "A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico".

Informações  da CHESF

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem