COVID-19: CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSTITUI COMISSÕES PARA PENSAR A UNEB NO ATUAL CENÁRIO E PÓS-PANDEMIA


foto reprodução Uneb

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

O Conselho Universitário (Consu) da UNEB realizou sua primeira reunião neste ano de modo remoto, por intermédio do aplicativo Microsoft Teams. Contando com a participação de 40 conselheiros, as sessões foram presididas pelo reitor José Bites. Na abertura dos trabalhos os conselheiros relataram as atividades que suas unidades estão desenvolvendo remotamente neste período.

Foram constituídas duas comissões com o objetivo de refletir sobre o contexto da pandemia e as dificuldades geradas para desenvolvimento de atividades da rotina universitária, a fim de apresentar propostas de solução ao Consu que poderão subsidiar os encaminhamentos do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em relação a calendário acadêmico.

O Conselho Universitário chancelou resolução ad referendum, publicada no mês de março, que regulamentou o Plano de Ação para o Enfrentamento à Pandemia Covid-19 no âmbito da UNEB.

O Consu aprovou também a colação de grau por mediação tecnológica – como alternativa à atividade presencial – nos cursos de graduação da instituição, durante o atual período de isolamento social, visando a prevenção ao novo coronavírus.

Em resposta a consulta feita pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) às universidades estaduais, os conselheiros foram contrários ao início do semestre letivo 2020.1 utilizando mediação tecnológica neste cenário de isolamento.

Após apreciação dos respectivos itens da pauta pelas duas câmaras que integram o Consu, o Conselho pleno voltou a se reunir na sessão final, deliberando favoravelmente pela vinculação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador e pela criação do Laboratório de Ciências e Tecnologias de Materiais (LCTM), no mesmo departamento, ente outros itens.

Os conselheiros aprovaram ainda o cronograma de reuniões do Consu em 2020 e uma moção de repúdio à decisão do Ministério da Educação (MEC) de manter as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, “demonstrando insensibilidade com a situação de pandemia”.

Também foi constituída comissão para propor solução acerca da prorrogação ou renovação de contratos de professores substitutos da universidade.

No expediente da reunião, foi apresentada aos conselheiros moção de pesar pelo falecimento do ex-reitor da UNEB Lourisvaldo Valentim, encaminhada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“Um homem de visão social, o professor Valentim sempre deixou nítida a sua posição a partir da prática dos seus valorosos princípios. Fica o legado da inclusão social e do combate incessante às injustiças, preconceitos e toda forma de violência”, diz trecho da moção, de autoria do deputado estadual Marcelino Galo (PT).




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem