BLOG DO PROFESSOR NA CAMPANHA CONTRA AS FAKES NEWS - É FALSA A INFORMAÇÃO QUE “O FDA, A AGÊNCIA AMERICANA DE REGULAMENTAÇÃO DE REMÉDIOS, APROVOU O USO DE HIDROXICLOROQUINA EM TODOS OS PACIENTES COM O COVID-19”


foto divulgação internet

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Mais uma vez o blog do professorTM desmascara mais uma mentira divulgada nas redes sociais. Dessa vez a informação analisada pelo site Boato.org e o LUPA sobre a FDA ter  liberado  o uso da hidroxicloroquina para todos os pacientes com Covid-19 nos Estados Unidos é FALSA! 

Conforme apuramos,   em Em 28 de março deste ano, o órgão emitiu uma Autorização para Uso de Emergência (Emergency Use Authorization, em inglês) – ou seja, uma ordem especial – que permite a adoção de produtos com sulfato de hidroxicloroquina e fosfato de cloroquina no tratamento de alguns pacientes com Covid-19, apesar de nenhum desses remédios ter sido aprovado para essa finalidade. 


A autorização não é um parecer da FDA sobre a eficácia dessas drogas, porque essa análise ainda não ocorreu. Trata-se de uma ordem temporária para situações específicas, nas quais a FDA analisa que os benefícios podem ser maiores que os riscos. “Essa autorização é reservada para situações de emergência e NÃO é a mesma coisa que uma aprovação ou licença da FDA”, diz o órgão.


Também há condições para o uso dessa ordem especial. Ela possibilita que médicos solicitem remédios com cloroquina e hidroxicloroquina que forem doados para o Estoque Nacional Estratégico (Strategic National Stockpile, em inglês). Esse suprimento, mantido pelo governo americano, garante o fornecimento de drogas específicas em casos de emergência pública, quando há chance de se esgotarem os estoques disponíveis no mercado. As drogas devem ser usadas quando a participação em testes clínicos não for possível ou quando uma análise médica avaliar que os benefícios superam os riscos.


Efeitos adversos do uso de cloroquina ou hidroxicloroquina nesses tratamentos, por meio da Autorização para Uso de Emergência, devem ser informados à FDA, por meio de um formulário, e também à Autoridade de Desenvolvimento e Pesquisa Biomédica Avançada (Barda, na sigla em inglês).


“O CEO da Novartis anunciou que já tem em mãos os resultados de pesquisas que comprovam que a hidroxicloroquina mata o vírus.”


Texto em post no Facebook que, até as 16h de 13 de abril de 2020, tinha 286 compartilhamentos.


FALSO

A informação analisada tambem  pela Lupa e o  Boato.org  é FALSA. O CEO da Novartis, Vasant Narasimhan, não fez nenhuma declaração pública afirmando ter em mãos o resultado de pesquisas que comprovam a eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina em matar o novo coronavírus. Ele não disse isso nem em entrevistas à imprensa, nem em posts publicados em suas redes sociais. Seus posicionamentos feitos até esta segunda-feira (13) defendiam a necessidade de haver mais estudos sobre esses remédios.


Em entrevista ao canal CNBC em 27 de março, o executivo afirmou que é muito cedo para dizer que esses medicamentos oferecem uma solução definitiva para o tratamento da Covid-19. “Em estudos pré-clínicos, a droga é bem ativa contra o coronavírus, mas isso, claro, não é em seres humanos, em pacientes”, disse. “Acho que ainda é muito cedo para sabermos com certeza, [ou seja,] até que tenhamos estudos randomizados e propriamente controlados.”




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem