BLOG DO PROFESSOR DESMASCARA MAIS UMA FAKE NEWS : A HIDROXICLOROQUINA NÃO FOI INVENTADA POR MÉDICO PARAENSE



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Em meio a tanta informação e desinformação nesse tempos de pandemia , uma história a respeito da Hidroxicloroquina começa a circular nas redes sociais. De acordo com a publicação , o médico  patologista  Gaspar Vianna, do Pará, teria inventado a cloroquina. Segundo o texto, o médico paraense teria morrido jovem , aos 29 anos e não teria patenteado a sua descoberta, a hidroxicloroquina .

A informação vitralizou nas redes sociais dos brasileiro, perincipalmente por se tratar de um medicamento muito badalado no tratamento da Covid-19.

Mas será que essa informação é verdadeira ? A resposta é NÃO! 

Vamos aos detalhes! 

Para começo de conversa a mensagem segue o mesmo velho roteiro das Fake News , ou seja, é vaga , alarmista , recheadas de erros de portugues e não cita fontes confiáveis .

Alem disso várias informações sobre a Hidroxicloroquina circulam pela internet desde que a pandemia começou. Mais uma vez , a equipe do blog do professorTM realizou consulta aos site Boatos.org e descobrimos que a informação não procede. O médico Gaspar de Oliveira Vianna, nasceu em 1885 , em Belém (PA) e foi um grande médico patologista e pesquisador.  O trabalho mais importante de Gaspar foi a descoberta da cura para a Leishmaniose (por meio de substancia tártaro emético ), que posteriormet também abriu caminho para o uso da substancia no tratamento da esquistossomose .

Gaspar também chegou  a trabalhar com o médico Carlos Chagas  em suas pesquisas sobre a nova doença humana causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi que ficou conhecido como doença de Chagas . O médico patologista Gaspar morreu e 1914 vitima de tuberculose contraída  em uma autopsia de paciente. 

Na busca pela historia da Hidroxicloroquina , constatamos que não nenhuma referencia ao Médico patologista Gaspas Vianna. O medicamento foi sintetizado pela primeira vez em 1946 pelos pesquisadores Surrey e Hammer e é um medicamento derivado da cloroquina .

Pra não restar mais nenhuma dúvida , o médico Gaspar Vianna , morreu em 1914 e a hidroxicloroquina só foi sintetizada em 1946 . 




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS