APÓS DENÚNCIAS DOS PROFISSIONAIS E DOS VEREADORES DE OPOSIÇÃO , COMISSÃO É FORMADA E INSPECIONA A UPA DE JUAZEIRO.



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Diante de denúncias formalizadas pelo profissionais de saúde da UPA de Juazeiro no norte da Bahia  e publicadas pelos meios de comunicação e com a decisão do prefeito Paulo Bonfim de transformar essa Unidade de Pronto Atendimento,  em hospital de campanha para atendimento de pacientes portadores da COVID 19, os vereadores que compõem a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Juazeiro, visando avaliar as instalações, condições de trabalho dos profissionais de saúde e capacidade de atendimento e internação, na manhã desta quinta-feira (14/05) estiveram visitando as instalações, conversando com os profissionais e verificando os leitos e equipamentos existentes.

A Presidente da Comissão de Saúde, Vereadora Neguinha da Santa Casa (Valdeci Alves – MDB), avaliou de forma positiva a visita, instalações e equipamentos: “NA UPA hoje não tem nenhum paciente, mas se chegar algum, a UPA está preparada para receber” – avalia Neguinha – “Se por acaso chegar um paciente lá, hoje tem condições de receber. Tem 4 respiradores na sala vermelha, a equipe está toda paramentada”.

A vereadora  acrescenta que, mesmo tudo estando de acordo com o que é exigido para atendimento dos pacientes com COVID 19, a Comissão de Saúde da Câmara irá semanalmente à UPA, “para ver o funcionamento e se vai faltar alguma coisa. São os vereadores comprometidos com a saúde da população, trabalhando, acompanhando o trabalho do Executivo” 

O Vereador Allan Jones, integrante da Comissão e participando da visita, ainda discordando da denominação de hospital de campanha para a UPA, também avaliou equipamentos, instalações e pessoal: “A UPA recebeu dois respiradores artificiais, hoje a sala vermelha tem capacidade para receber 4 pacientes de semi-intensiva; as duas enfermarias tem 7 leitos e os dois isolamentos podem ser usados”.

Existem duas áreas para observação, sendo usada inicialmente uma e nos mostraram salas de paramentação, desparamentação, os kits COVID 19 e os EPIs que estão sendo disponibilizados para os profissionais” – analisou em relação a instalações e equipamentos e coloca o questionamento “como vai se dar esse fluxo? ”. Para ele “Juazeiro está em zona de conforto, existe um controle razoável da COVID 19 e a população tem contribuído, mas ali (na UPA), não pode ser hospital de campanha”, pela finalidade da construção e questiona “Por que Juazeiro não criou nenhum hospital de campanha? ”.

Como a Vereadora Neguinha, Allan Jones concorda com a necessidade de acompanhamento, para ver como está sendo o desenrolar do atendimento, se profissionais estão se contaminando, se a população está sendo atendida dentro das normas de segurança e higiene ocupacionais.

Participaram da visita os Vereadores Neguinha da Santa Casa, Presidente da Comissão; o Vereador Allan Jones, que é médico; o Vereador Anastácio e o Vereador Pastor Roberto. Acompanharam os vereadores na visita o Diretor da UPA, o médico Junior Tanuri, enfermeiras e técnicos.

Com informações da Ascom Comissão de Saúde da CMJ


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem