MEIO AMBIENTE: BAHIA PESCA APRESENTA NOVOS RESULTADOS DA ANÁLISE DO PESCADO


foto reprodução Bahia sem fronteiras

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

A Bahia Pesca concluiu mais uma rodada de análise dos pescados coletados nas cidades baianas atingidas pela mancha de óleo que assola o Nordeste. O estudo foi feito pelo Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo (Lepetro), da Ufba. O resultado indica que peixes e camarões não estão contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) em níveis acima dos adotados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) como seguros.

Entretanto, algumas amostras de ostras, siris e caranguejos estão contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) em níveis considerados acima dos ideais. Foram analisadas 34 amostras de ostras, peixes e crustáceos, coletados entre os dias entre 27 de janeiro e 13 de fevereiro. As coletas aconteceram em dez cidades baianas: Jandaíra, Conde, Entre Rios, Camaçari, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe, Valença e Taperoá.

“Considerando todas as espécies, 80% das análises estão abaixo dos níveis de preocupação estabelecidos pela Anvisa. Mas há sete amostras de ostras, siris e caranguejos, coletadas em Entre Rios (Rio Sauípe), Camaçari (Rio Jacuípe), Valença (Guaibim) e Jaguaripe, com níveis de contaminação acima do ideal”, explica o gerente de projetos Bahia Pesca, José Sanches Júnior.

Os resultados serão enviados para a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa) e para a Anvisa, que têm competência para se manifestar sobre segurança do consumo. 

O parecer técnico com os resultados está disponível no site www.bahiapesca.ba.gov.br. 

Fonte: Bahia sem fronteiras 
Para ler mais matérias acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS