PREFEITO DE PETROLINA CONVOCA IMPRENSA PARA ANUNCIAR MEDIDAS CONTRA O CORONAVIRUS


Foto reprodução internet/Google

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Em coletiva de imprensa na manha deste sábado (14), o  prefeito Miguel Coelho de Petrolina,  declarou que a prefeitura havia iniciado o plano de estratégia contra o novo coronavírus,  por meio de ações de caráter informativo e preparatório das equipes, mas que agora, diante da mudança do grau de transmissão da doença  a gestão está articulando medidas mais enérgicas contra o COVID-19. 

Em relação às aulas da rede municipal, o prefeito afirmou que não haverá mudanças no ano letivo, diferentemente de Juazeiro, Bahia que tem casos confirmados de H1N1 e suspeitos de conavírus. “Nós não estamos suspendendo as aulas de Petrolina e nós recomendamos que as escolas particulares não o faça”, declara  o prefeito.

O gestor afirmou que o Hospital Universitário da Univasf já fez a capacitação de 500 profissionais para o protocolo contra o coronavírus e que caso necessário alguns leitos já foram disponibilizados pelo Hospital Universítário  para atender possíveis casos. “A prefeitura de Petrolina está contratando 34 profissionais para que quando os primeiros casos se confirme, a gente possa estar acionando esse plano de atendimento no Hospital Universitário", destacou o prefeito.

Miguel Coelho, sempre solicitando precaução disse que "não há como responder agora sobre as medidas que serão tomadas quanto a realização do São João 2020", marcado para acontecer no mês de junho.

"As medidas são todas preventivas. Não é preciso pânico, pois a gestão está atendendo as recomendações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Sociedade Brasileira de infectologia", declarou Miguel. O Decreto no Diário Oficial desse sábado, traz informações orientando para a suspensão de atos e eventos públicos da Prefeitura, bem como aglomerações de  pessoas. Essa determinação não tem prazo de encerramento.

O prefeito Miguel Coelho promoveu a coletiva de imprensa, em seu gabinete, com a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Petrolina. Na pauta, as medidas preventivas contra a ameaça do novo coronavírus à cidade sertaneja, que até o momento não registrou nenhum caso. 

Na coletiva foram  detalhadas as medidas que já vêm sendo adotadas desde fevereiro pelo município e divulgada a formatação de um pacote de ações e protocolos para as próximas semanas. De acordo com o prefeito, o momento é de prevenção e as s iniciativas englobarão o poder público, setor privado e engajamento da população numa corrente de combate à doença.

Confira aqui as medidas anunciadas pelo prefeito Miguel Coelho:

Criação do comitê de enfrentamento ao coronavírus

Contratação de profissionais de saúde para atendimento a casos suspeitos ou a pacientes com Covid-19

Convênio com o Hospital Universitário para criação de uma unidade exclusiva com leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Restrição de eventos com mais de 100 pessoas cuja autorização dependa da prefeitura

Recomendação para outras instituições como universidades, faculdades e empresas adiarem eventos com público superior a 100 pessoas

Cancelamento de inaugurações, atos públicos e eventos do município

Quarentena de sete dias em um local fixo para pessoas oriundas de países estrangeiros. A medida é válida também a brasileiros que estiveram fora do País nas últimas semanas

Realização de campanhas educativas para orientação à população sobre medidas de prevenção ao coronavírus

Proibição de viagens de servidores municipais para fora do País e cidades onde já há transmissão comunitária, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro
Suspensão de férias dos servidores municipais de saúde

Restrição de atendimento ao público nos prédios da Prefeitura de Petrolina, secretarias municipais e autarquias. Atendimentos essenciais serão liberados a critério de cada serviço municipal

Acordo com o Exército para criação de uma hospital de campanha em Petrolina apenas numa situação de emergência, caso a transmissão do vírus se torne comunitária na região.

Fonte: Ascom/PMP

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem