OPINIÃO DO PROFESSOR ! POR QUE AS FORÇAS PRODUTIVAS DEVEM RETORNAR AO TRABALHO?



Por : Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 
Professor de Contabilidade de Custo , analise de investimentos e Economia 

O governador da Bahia, Rui Costa, parece ter sido convencido pelo  pensamento do presidente  Jair Bolsonaro no que diz respeito à reação à pandemia do novo coronavírus.

Em transmissão ao vivo pelo YouTube nesta quinta-feira, 26, o petista sugeriu a prefeitos de municípios baianos sem casos confirmados da Covid-19 que mantenham comércio e feiras livres funcionando.

Vamos a uma explicação simples para essa decisão: 

Um pais , um Estado e Município são como "grandes empresas" que para funcionarem necessitam de tres fatores : Produção , arrecadação (Receita)  e força produtiva (pessoas).  Sem um desses fatores , nada funcionará. 

Se a quarentena imposta pelos governos persistir por alguns meses , tanto os Municípios , o Estado e pais quebrarão, pois sem a "força produtiva" , não haverá produção , e sem produção não haverá arrecadação nem receita e portanto , as pessoas não terão como produzir rendas e quando eu falo rendas , estou me referindo literalmente a geração de capital (dinheiro) para fazer face as suas despesas em atendimento as suas necessidades básicas de alimentação , higiene e saúde . 

Por outro lado , sem produção os governos não arrecadarão  impostos e taxas que são as maiores fontes de recursos  necessarios para serem aplicados nas demandas da população . 

Não fiquem pensando os senhores servidores públicos estáveis, senadores , deputados , vereadores e prefeitos , juízes  , que sem arrecadar nada os governadores , prefeitos e o presidente da republica irão conseguir pagar  seus salários, estarão redondamente enganados . 

Então o problema é apenas do setor privado ou dos trabalhadores autônomos , mas sim de TODOS !

Se paramos o pais e ficarmos em casa em "quarentena" pensando que iremos debelar de uma vez  o vírus do covid-19 , é um grande engano , no máximo que iremos conseguir e´ controlara disseminação do viris .  Com o H1N1 foi mais ou menos assim , em menos de um mês, foram registradas mais de 2,4 mil infecções e 57 mortes e observem que estamos falando de um vírus muito mais letal do que o coronavirus , dai eu pergunto , erradicou o H1N1 no pais ? pelo contrario ainda existe e matando mais de 700 pessoas por ano no Brasil  segundo estatísticas oficiais do governo .

Passados toda essa histeria uma coisa é certa , teremos um numero enorme de desempregados , empresas e governos com séria  dificuldades financeiras e com uma certeza :  o pais tendo que aprender a conviver com a mais um vírus e que inevitavelmente ira ceifar vidas humanas , assim como foi esta sendo com o H1N1.

Portanto, concordo com o presidente e com o governador Rui Costa e  todos aqueles que pensam ser melhor fazer a "Força produtiva" voltar aos postos de trabalho e que se preserve os idosos e os grupos de riscos.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS