CÂMARA APROVA PROJETO QUE RECONHECE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA


Foto reprodução Câmara dos deputados

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Com menos de 30 parlamentares presentes no plenário, a Câmara aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, o projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública com efeitos até 31 de dezembro de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus. Mais cedo, o governo federal encaminhou mensagem presidencial ao Congresso, na qual solicitou o reconhecimento da situação. O texto segue para análise do Senado.

Com o objetivo de combater os efeitos da crise provocada pelo avanço do coronavírus, o Palácio do Planalto acionou o artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que permite não cumprir a meta fiscal em caso de calamidade pública. 

Quando decretado o estado de calamidade, a LRF prevê que ficam suspensos os prazos para ajuste das despesas de pede pessoal e dos limites do endividamento para cumprimento das metas fiscais e para adoção dos limites de empenho (contingenciamento) das despesas. A medida não elimina a necessidade do cumprimento do teto de gastos e da regra de ouro, segundo o Ministério da Economia.

Fonte:
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem