ARTIGO: O QUE O ADVOGADO MODERNO PRECISA SABER A PARTIR DE 2020? ASSISTA AO VÍDEO!


Foto: Augusto Leitão Advocacia  

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Eu pensei mais de uma vez se eu deveria fazer esse vídeo. Ou se eu deveria esperar até eu ter 30 anos de profissão. Mas eu já tive algumas experiências. Algumas boas, outras nem tanto, e cheguei a algumas conclusões interessantes que gostaria de compartilhar com vocês.

ADVOCACIA - REVOLUÇÃO

A advocacia mudou e mudou para melhor. Aprenda a se colocar no mercado de trabalho, escolha uma área de atuação e que haja perspectiva de atuação.

MKT DIGITAL E COACHING

Informe-se sobre Marketing Digital, sempre respeitando o que prevê Estatuto da Ordem dos Advogados.

Há pessoas qualificadas na área de Coaching de Carreira que podem orientar.

Aprenda como criar autoridade sobre o assunto que deseja atuar e torne-se referência naquele nicho de mercado escolhido.

Há ótimos seminários e cursos que ensinam você a fazer tudo isso (gratuitos e pagos). É muito interessante o CONASENF (Congresso Advocacia sem Fronteiras) dos professores Cristiano Sobral, Cristiane Dupret e Renato Saraiva e também o curso Advocacia Focada do professor Fernando Gama.

CANAL E BLOG

Um combo de sucesso. É importante que você tenha um site, um blog ou um canal no youtube.

Advogados tem blogsfanpages. Há até Juízes que tem canais nyoutube.
OFEREÇA UM SERVIÇO DIFERENCIADO Mostre para seus clientes o porque seu trabalho é diferente dos demais oferecidos em sua região.

ESTEJA DISPONÍVEL

É importante ter um canal aberto com os clientes, ainda que seja um telefone com whatsapp do escritório, apenas para recados.

Estar disponível não significa ser escravo das suas demandas. Organize seu tempo e um horário que pretende atender a seus clientes. Explique isso a eles.

FALE A VERDADE

Para os clientes, para o Juiz, para os demais advogados. Fale a verdade nas suas petições. Se você falar a verdade, passará credibilidade e não será surpreendido.

SEJA FRANCO
Ainda que a notícia não seja boa, ou não seja o que o cliente deseja, abra o jogo, sem rodeios, e se houver uma solução ou alguma providência, apresente-a.

SEJA DIRETO

Ninguém gosta de rodeios. Especialmente se a notícia não for boa. Diga logo. Se houver alternativas. Ofereça. Mas não faça voltas para responder.

SEJA CLARO COM SEU CLIENTE – O COMBINADO NÃO SAI CARO

Na maior parte das vezes, o cliente já tem suas expectativas daquilo que poderá obter. Ele quer saber quantos por cento de chance ele tem, quanto tempo demora a ação judicial, se tem como conseguir liminar, se vai ser rápido ou se não vai, se você vai informá-lo quando distribuir a ação e fornecer o número do processo.

Explique tudo! Explique se a chance é alta ou baixa. Se há outros casos semelhantes ou se é uma tese nova. Se costuma demorar para obter determinada providência. Se é possível perder. E explique como está a sua agenda, o que você tem nos próximos dias e quanto tempo demorará para escrever as providencias acordadas. Se você se programar dessa forma, seu cliente vai estar esperando exatamente aquilo que foi combinado e não mais do que isso, o que evitará qualquer tipo de mal entendido.

O MEU ADVOGADO

Não esqueça que para o seu cliente você é e sempre será o seu advogado. Ele dirá, Dr Fulano é “o meu advogado” e isso implica muitas responsabilidades. É preciso que você esteja disponível para que ele possa acessá-lo, mas explique desde logo como você costuma trabalhar. Explique, por exemplo, se você responde mensagens apenas em horário comercial.

SEJA PRESENTE.

De feedback. Maior queixa de clientes q deixaram seus advogados é a seguinte. “Dr., meu advogado sumiu”.

SEJA DIDÁTICO.

Explique para seus clientes o que é um processo estar concluso. O que é um agravo de instrumento. Por que a liminar pode cair.

FAÇA UM BOM CONTRATO DE HONORÁRIOS

Com cláusulas bem definidas, com distribuição de responsabilidade, deveres de cada parte, área de atuação e escopo, formas de ressarcimento e a correta forma de levantamento de importâncias.

ADVIRTA O CLIENTE DE QUE A ADVOCACIA É UMA OBRIGAÇÃO DE MEIO E NÃO DE RESULTADO

E mencione essa informação no contrato de honorários

EXPLIQUE AO SEU CLIENTE OS RISCOS A QUE ELE ESTARÁ EXPOSTO

Se recorrer, se ingressar com a ação, se optar por fazer processos autônomos e não um processo conjunto.

FALE DA SUCUMBÊNCIA E DAS CUSTAS DE FORMA SIMPLES

Mais uma vez. Sem rodeios. O cliente precisa saber que deverá pagar custas e que, se perder estará exposto a uma sucumbência correspondente a 10%, a 20% do valor da causa ou da condenação. O cliente precisa ter essa informação para avaliar e decidir se vai mesmo ingressar com a demanda.

DEIXE SEU CLIENTE A VONTADE

Caso o cliente não queira ingressar com a ação judicial, não insista. O cliente tem que ingressar em juízo se quiser, e precisa estar certo disso, sem sua influência.

NÃO ACEITE TODOS OS CASOS – ESCOLHA SUAS BATALHAS

É dever do advogado informar ao cliente que o caso dele é muito difícil, que há uma alta probabilidade de perder a demanda. Não aceite todas as demandas, apenas porque o cliente quer lhe pagar. Você terá dificuldades para escrever e para argumentar. Aceite aquelas que você acredita que há chance de êxito, ainda que a pessoa tenha direito, se for algo difícil de provar, pode haver dificuldades de sucesso.

FACILITE SUA VIDA

Utilize nuvem. Whatsapp, conversor de PDF, plataformas e ferramentas que dinamizem e acelerem seu trabalho.

FAÇA PARCERIAS

Estabeleça parcerias com outros colegas. Indique clientes. Atenda indicações. Combine uma composição de honorários que seja interessante para ambas as partes.

TENHA CORRESPONDENTES.

Com o processo eletrônico podemos advogar no Brasil inteiro, mas há limitações. E é importante que tenhamos colegas em outros estados.

POR QUE COBRAR DE AMIGOS E PARENTES

Quando começamos a advogar é muito comum iniciarmos com uma ação de direito do consumidor em Juizado Especial para um parente ou amigo. Essas ações, por mais que algumas pessoas possam achar simples, porque “nem precisa de advogado”, demandam tempo para fazer uma boa peça fundamentada, que traga bons argumentos de dano material, moral, mero aborrecimento, uso do tempo útil, inversão do ônus da prova, responsabilidade objetiva, etc. Você terá que fazer uma peça inicial, ir a uma ou duas audiências, fazer uma peça de recurso ou contrarrazões. Por isso é que deve ser cobrado. É o seu trabalho e o seu tempo que estão em jogo. O tempo do advogado é algo muito precioso.

COBRE CONSULTA

Muitas pessoas vão lhe procurar para que você “de uma olhadinha” em determinada documentação. E vão dizer que é “só uma olhadinha”. Amigos! Isso tem um custo. Mais uma vez. É o seu trabalho e o seu tempo que estão em jogo. Parar o que você está fazendo, analisar documentos, escrituras públicas de compra e venda, registro de imóveis, documentos do INSS e das Forças Armadas para ver se há possibilidade de acumulação de rendimentos. Isso tem custo. A resposta que você der, vai economizar tempo e dinheiro à pessoa que lhe perguntou. Ainda que seja uma resposta negativa. Vai evitar que ela perca energia e ingresse desnecessariamente com uma ação judicial.

OFEREÇA TRANSPARÊNCIA DOS SEU ATOS

Forneça a chave do processo ou senha para acompanhamento processual (quando houver). Seus clientes se sentirão mais seguros.

PREPARE-SE PARA OS ATOS PROCESSUAIS

Estude o processo antes de uma audiência, até mesmo antes de falar com um serventuário no balcão.

DOMINE DEUS MEDOS.

Quem acha que não é bom em audiência? Em sustentação oral? Quem estiver com medo, estude, prepare-se, e o medo diminuirá. Um “frio na barriga” é sempre normal. Depois que você fizer isso uma, duas, três vezes, tudo ficará mais fácil. E se você sente esse friozinho. Só mostra que és uma pessoa responsável e que se importa com seu cliente.



 Fonte : Jusbrasil 
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem