PROJETO DE DEPUTADO BAIANO PODE IMPEDIR CANDIDATOS COM IDADE ACIMA DE 75 ANOS DE CONCORREREM A CARGOS ELETIVOS



foto montagem internet
Da Redação
Prof. Taciano Medrado

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) está tentando colher assinaturas para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a fim de tornar inelegível os maiores de 75 anos de idade e fixar a referida idade como limite para a aposentadoria compulsória de detentor de mandato eletivo em geral.

A medida pode afetar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os aliados, o vice-governador  da Bahia, João Leão (PP) ,e o senador Otto Alencar (PSD) e aqui em Juazeiro , Joseph Bandeira  só estaria apto a concorrer esse ano de 2020 , pois em 2024  estará com 77 anos, uma vez que ele nasceu em 06 de novembro de 1949  . Segundo Félix, o projeto busca equiparar os detentores de mandato eletivo, no que diz respeito à idade limite para aposentadoria, aos demais agentes públicos.

A famosa Emenda Constitucional nº 88 de 2015, apelidada de "PEC da bengala", modificou a Constituição para fixar os 75  anos como idade a partir da qual os servidores públicos deverão se aposentar, o que ainda está pendente de regulamentação por lei complementar. A regra em vigor diz que deve acontecer a aposentadoria compulsória de todos os servidores públicos aos 70 anos de idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. 

"Ora, se 75 anos de idade é considerada idade máxima para atividade de um servidor público, magistrados ou não, entendemos que a mesma idade deve ser o limite para atuação dos agentes políticos", justifica o deputado no corpo de seu projeto obtido pelo Bahia Notícias.

Para a apresentação da PEC, são necessárias o mínimo de 1/3 de assinaturas individuais dos deputados, ou seja, 171 parlamentares.

Fonte: BN
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem