PRESIDENTE DO SINTRAF MOBILIZA COMUNIDADE E SE REÚNE COM A CARAÍBA METAIS PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA.



Por Énio Costa

A luta pela água tem se agravado na região, mesmo tendo o rio São Francisco a poucos metros de casa, não é garantia de abastecimento ou de desenvolvimento econômico. A ausência de uma política pública eficiente e sustentável não está na agenda dos gestores públicos, a preferência é em manter a velha política do carro-pipa ou a versão mais moderna: os poços artesianos.

A prefeitura de Juazeiro não investe na ampliação da rede abastecimento com a construção de uma adutora ou em outras alternativas para resolver a situação de muitos moradores e produtores que dependem da água da empresa Caraíba Metais para o consumo humano e para o desenvolvimento agrícola.

Assim as comunidades localizadas na região de sequeiro em Juazeiro, vivem momentos de muita angústia com a falta de água constante.

O Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e dos Empreendedores Rurais de Juazeiro, entidade que reúne mais de 2.500 associados na região, vem se mobilizando junto com as comunidades, em especial com a comunidade do sítio Pau-Ferro, para resolver a situação precária de abastecimento de água.

Desde o início do ano que o Sinfraf tem se reunido com a comunidade e com a empresa Caraíba Metais para resolver a situação. A comunidade fez um abaixo-assinado com a assinatura de todos os moradores, e o presidente do Sindicato, José Edilson Teles, encaminhou o documento para a empresa, que sensivelmente prometeu encontrar uma solução para o problema de abastecimento de água para a comunidade e para produtores rurais.

O presidente do Sintraf relata que a luta tem sido intensa, embora entenda que o município nunca se manifestou para esse grave problema da falta de água nas comunidades rurais, que infelizmente dependem do abastecimento de água pela empresa. Edilson Teles reconhece também que a empresa tem sofrido com a demanda constante das comunidades, que em muitos casos não tem do poder público a prestação dos serviços básicos.

Fonte: BlogOpará 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem