ALIANÇA PELO BRASIL - NOVO PARTIDO DE DIREITA CONSERVADORA SURGE NO PAIS

Aliança pelo Brasil (APB) é um partido político brasileiro, ainda em construção. De matriz conservadora, foi anunciado pelo presidente do BrasilJair Bolsonaro, em 12 de novembro de 2019, ao declarar a sua saída do Partido Social Liberal (PSL).

Após uma reunião no Palácio do Planalto com parlamentares filiados ao PSL, Bolsonaro oficializou sua saída do partido e discutiu formas para criar-se um novo, porém o presidente ainda não formalizou a desfiliação do PSL. Depois da reunião, Bolsonaro publicou uma mensagem nas redes sociais, dizendo que "hoje [12 de novembro] anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: Aliança pelo Brasil", agradecendo "a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018".
Nas semanas antecedentes ao anúncio de criação do partido, Bolsonaro teve uma série de desentendimentos com presidente do PSL, Luciano Bivar, que desencadeou uma crise no partido. Em outubro de 2019, Bolsonaro afirmou a um apoiador para "esquecer" o partido, dizendo que Bivar estava "queimado para caramba".

Com apenas três dias de fundação, o partido já acumulava mais de 620 mil seguidores nas redes sociais, sendo mais de 496 mil no Facebook e Instagram, e mais de 124 mil no Twitter. Uma das estratégias é a coleta de assinaturas eletrônicas. Atualmente a prática não é aceita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entretanto, os apoiadores de Bolsonaro esperam alterações nas regras para que esse tipo de procedimento seja permitido. 

O partido tem sido identificado, pela maioria dos observadores e analistas políticos, como sendo de extrema-direita e ultranacionalista, embora alguns de seus membros veem a Aliança pelo Brasil como apenas um movimento conservador tradicional de direita.

Em 21 de novembro de 2019, Jair Bolsonaro afirmou em sua live semanal no Facebook, que o número escolhido para o partido é o 38, por ser "mais fácil de gravar", acrescentando que seu partido não deverá estar homologado para disputar as eleições de 2020, caso o TSE não autorize a coleta de 500 mil assinaturas por meio eletrônico. 

Durante a live, Bolsonaro também destacou as principais características de seu novo partido, dizendo que é "Um partido conservador, que respeita todas as religiões, dá crédito aos valores familiares, defende a legítima defesa, defende a posse e o porte de arma com requisitos, o livre comércio com todo mundo, sem o viés ideológico.".


Fonte : Wikipédia

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem