INFORMES IMPORTANTES SOBRE O ENEM 2019 - COMO VISUALIZAR O LOCAL DE PROVA DO ENEM 2019



Foto reproduçao INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, deverá divulgar a data para visualização do Local de prova do Enem 2019 nos próximos dias. Conforme o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio os locais de aplicação serão divulgados no mês de outubro, contudo, com data a confirmar. O exame contará com a presença de milhões de participantes que buscam alcançar o ensino superior com a pontuação obtida no exame. 

Enem 2019 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No decorrer deste artigo vamos ensinar a visualizar local de prova, além disso daremos dicas sobre o dia do exame. Os resultados individuais só serão divulgados em janeiro.

Você faz parte dos 5,1 milhões de inscritos confirmados? Certamente aguardam ansiosamente para poder visualizar o local de prova do Enem 2019. Eventualmente os endereços deverão ser divulgados na página do participante nos próximos 15 dias. 

Os locais de prova serão divulgados juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. A visualização poderá ser feita a qualquer horário. Desse modo, basta acompanhar os seguintes passos:

1.Acesse o portal do Inep através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br;
2.   Clique em “Página do Participante“;
3.   Em seguida abrirá uma bate papo com Nanda (Robô eletrônico);
4.   Primeiramente responda o desafio da figura, basta informar a imagem que a Nanda pergunta;
5.   Informe o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha;
6. Eventualmente tenha esquecido a senha, clique em “esqueci minha senha” ou a Nanda irá disponibilizar uma opção para recuperar a senha. O código de acesso será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição;
7. Ao acessar a página do participante o estudante poderá visualizar o cartão de confirmação de inscrição.

Antes de mais nada, vale lembrar que a página do participante também poderá ser acessada através do aplicativo do Enem. 

A apresentação do cartão de confirmação nos locais de provas não são obrigatórias, contudo, o Inep aconselha que o levem no dia do exame. O principal motivo é que o cartão é repleto de informações importantes que facilitam a entrada em sala de aula como por exemplo: número de inscrição, sala, bloco e outros dados pessoais.

Antes de mais nada, vale lembrar que o local de prova do Enem 2019 determinado pelo Inep, não poderá ser alterado, pois no ato da inscrição é perguntado em qual cidade possui preferência em fazer o exame.

Provas do Enem 2019: Exigências e Cronograma

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 novembro, ou seja, dois domingos seguidos. Veja a seguir o cronograma:

Dia 3: Serão aplicadas 90 questões de múltiplas escolhas, além disso o estudante deverá elaborar uma redação argumentativa-dissertativa. O exame será elaborado com base nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Dia 10: Já no segundo dia, os estudantes terão que responder somente 90 questões de múltiplas escolhas. As áreas serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro dia de prova os estudantes terão 5h30min e no segundo dia 5h00min para poder entregar o cartão de resposta. O tempo restante será informado pelos fiscais do exame, pois é proibido relógio, celular, calculadora e entre outros objetos. O exame poderá ser feito apenas de caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente. 

Os portões dos locais de prova do Enem 2019 estarão abertos a partir das 12h00min com o fechamento às 13h00min conforme o horário de Brasília. As provas serão aplicadas às 13h30min após a autorização dos fiscais. 

Certamente no dia do exame o estudante deverá apresentar algum documento com foto, desse modo serão aceitos:

Cédulas de Identidade RG – Registro Geral;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
Carteira de Registro Nacional Migratório;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
Carteira de Trabalho e Previdência Social;
Certificado de Dispensa de Incorporação;
Certificado de Reservista;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Fonte: INEP

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem