RUI SE MANTÉM DISTANTE DE ELEIÇÃO INTERNA DO PT



Da Redação
Prof.Taciano Medrado

Segundo matéria publicada jornal eletrônico Tribuna da Bahia , o  governador Rui Costa (PT) prefere, no momento, manter distância do debate a respeito da eleição interna para a presidência do PT na Bahia e em Salvador. "Não estou debatendo eleição municipal e nem estadual do PT", avaliou. Na esfera municipal, despontam como favoritos Ademário Costa (Avante) e o candidato à reeleição, Gilmar Santiago (Democracia Socialista). Já na estadual, Éden Valadares (Reencantar) e Jacó (Esquerda Popular Socialista). Três das maiores chapas se uniram em um movimento que já é visto como de isolamento contra Gilmar. 

O acordo prevê um revezamento: em caso de vitória, Ademário irá para presidir o partido em Salvador nos anos de 2020 e 2021; e a professora Iracema Moura, da Esquerda Popular Socialista (EPS) e dirigente do MSTS, comandará em 2022 e 2023. Hamilton Menezes, da Construindo um Novo Brasil (CNB), retirou sua candidatura e seu grupo político fará parte da gestão.

Marta Rodrigues, candidata a vice de Gilmar, minimizou o movimento das correntes para tentar isolar a chapa dela. "O PT é esse partido porque tem essa forma de eleger os presidentes. Para você ver como essa questão é importante. É normal que as pessoas dentro do partido retirem chapa, coloquem novamente, mas o mais importante é no dia da eleição. Salvador 28 mil filiados. É o maior número de filiados que tem entre os municípios todos. Mas, se a gente for pegar historicamente, ninguém consegue no dia da eleição levar aquela quantidade de filiados", avalia. "O bom é isso. Vamos para a luta. Essa disputa democrática que cada vez mais nos dá essa dimensão que nós estamos corretos, discutindo e debatendo".

A vereadora afirma que a chapa dela levanta o principal pleito do PT: a candidatura própria do partido. "Nosso compromisso do partido é da candidatura própria. Agora, nós temos só que modular como nós vamos construir. Até porque, temos diversos candidatos inscritos. Temos que estar buscando quem é mesmo que vai. Se não afunilar para um, o nosso estatuto diz que temos que buscar prévias. São debates que precisamos fazer com calma e tranquilidade".

A corrente "Renova PT", uma das maiores da sigla, pode apoiar Gilmar e Éden. "Inclusive vamos fazer um lançamento de apoio a Gilmar Santiago no PT municipal e Éden Valadares no PT estadual", revela uma fonte ligada à corrente. O apoio também era cobiçado por Ademário Costa. As eleições do PT em Salvador estão marcadas para o próximo dia 8 de setembro. Já as estaduais acontecem no congresso marcado para os dias 19 e 20 de Outubro. 

Agenda

Hoje, a partir das 9h, o governador Rui Costa visita a cidade de Irecê, no centro-norte baiano, para cumprir agenda de entregas e anúncios de obras para a região. As primeiras entregas serão os acessos, com pavimentação asfáltica, ao Mercado do Produtor e ao CETEP, além da requalificação da Avenida Adolfo Moitinho.

Já na cerimônia que acontecerá na rua Coronel Terêncio Dourado, no centro da cidade, o governador autoriza a publicação do edital de licitação para a recuperação da BA-148, no trecho que passa por Irecê, Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes. Na mesma solenidade, Rui vai anunciar a licitação para implantação do setor de Hemodinâmica no Hospital Regional Dr. Mário Dourado. Também na ocasião, ele assina dois convênios do Programa Bahia Produtiva; e participa da entrega simbólica de pavimentação em mais de 40 ruas do município. Antes de deixar Irecê, o governador irá visitar o Colégio Estadual Luís Viana Filho. Na ida à unidade escolar, Rui Costa deve conversar com estudantes, professores e direção do colégio para ouvir as demandas da comunidade e avaliar melhorias para a escola, repetindo o que tem feito na maioria das visitas ao interior do estado.

 Fonte: Tribuna da Bahia


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem