ESTUDANTE DA UNEB DENUNCIA PRESENÇA DE CADELA COM CALAZAR DENTRO DA UNIVERSIDADE


foto: Internet/Google

Da Redação
Prof.Taciano Medrado

A nossa redação recebeu denúncia anônima de estudantes da Universidade do Estado da Bahia –UNEB informando de que existe uma Cadela de calazar pois foram feitos exames de sangue e foram e foi constatado que realmente procede ser calasar.

De acordo com o denunciante uma nota já foi enviado para a secretaria há mais de 30 dias alegam que carro do departamento de zoonose está sem poder colher os animais nas ruas por falta de combustível.

É importante frisar que o Calazar em cães é um sinônimo para leishmaniose visceral canina. Trata-se de uma doença parasitária, que é transmitida pela picada de um mosquito infectado. Esse mosquito é a fêmea da espécie Lutzomia longipalpis, popularmente conhecido por “mosquito-palha”.

O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.

A doença afeta algumas das pessoas mais pobres do mundo e está associada à desnutrição, deslocamento de população, condições precárias de habitação e saneamento precário, um sistema imunológico fraco e falta de recursos financeiros. O calazar, em geral, também está ligado a mudanças ambientais como o desmatamento, construção de barragens, sistemas de irrigação e urbanização.

A doença, quando progride, se manifesta de dois a oito meses após a infecção com e se caracteriza por acessos irregulares de febre, perda de peso, fraqueza, aumento do baço e do fígado, nódulos linfáticos inchados e anemia. No entanto, se a carga parasitária é alta ou o nível de imunidade do paciente é baixo, o período de incubação é de 10 a 14 dias.


Tratamento

O calazar é uma doença tratável e curável. Todos os pacientes diagnosticados precisam de tratamento rápido e completo, existindo diferentes opções, com efetividade e efeitos colaterais variados.


Antimoniais pentavalentes são, normalmente, o grupo de medicamentos de primeira linha, administrados como tratamento de 30 dias de injeções intramusculares. Enquanto antimoniais são bastante tóxicos e representam um risco aos pacientes que recebem o tratamento, aqueles que são curados do calazar quase sempre desenvolvem imunidade vitalícia. Pesquisadores esperam identificar formas de simplificar os regimes de tratamento, melhorar a segurança e reduzir o risco de resistência a medicamentos.

Chamamos a atenção para o setor de zoonose da prefeitura de que é responsabilidade do gestor público o controle e erradicação desse tipo de doença sob pena do prefeito ter que responder por ação civil pública caso algum cidadão venha a contrair a doença.



foto da cadela com Calazar enviada a nossa redação .









Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem