Departamento de Justiça dos EUA enviou carta a Moraes sobre ordem para rede social bloquear perfis, diz jornal


Foto reprodução

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos enviou uma carta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em resposta à ordem do magistrado para que a rede social americana Rumble bloqueasse os perfis de um usuário. 

A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 29, pelo jornal The New York Times, que afirmou ter tido acesso ao conteúdo do documento.

O Departamento de Justiça disse ao ministro Alexandre de Moraes que ele poderia aplicar as leis no Brasil, mas que não poderia ordenar que empresas obedecessem ordens específicas nos Estados Unidos”, diz a carta, segundo a publicação norte-americana.

O Rumble é uma rede social americana popular entre conservadores, que foi bloqueada em fevereiro deste ano por Moraes. O ministro alegou que a plataforma não cumpriu com suas determinações judiciais, como, a do início daquele mês, em que Moraes solicitou o bloqueio do perfil do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Dos Santos é considerado foragido desde 2021, quando teve sua prisão preventiva decretada no âmbito do inquérito das fake news. O caso, então, foi levado pelo Rumble para a Justiça americana.

Neste mês, de acordo com o NYT, o Departamento de Justiça dos EUA repreendeu Moraes pela ordem de bloquear as contas de um usuário específico.

Na carta, o departamento disse que Moraes poderia aplicar leis no Brasil, mas que não poderia ordenar que empresas tomassem medidas específicas nos Estados Unidos.

O NYT buscou um representante do ministro do STF, mas ele preferiu não se manifestar sobre o caso.

Moraes na mira dos EUA? 

Na última quarta-feira, 28, o secretário de Estado da gestão Donald Trump, Marco Rubio, anunciou que os Estados Unidos vão restringir visto para "autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos". Sem citar o ministro Alexandre de Moraes diretamente, ele mencionou a América Latina como um dos exemplos de aplicação.

"É inaceitável que autoridades estrangeiras emitam ou ameacem com mandados de prisão contra cidadãos ou residentes americanos por postagens em plataformas americanas em redes sociais enquanto estiverem fisicamente presentes em território americano", disse Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA.

Após a fala, o CEO do Rumble, Chris Pavlovski, se manifestou com uma provocação a Moraes Ele escreveu: "Querido Alexandre de Moraes. Talvez agora seja a hora de voltarmos com o Rumble no Brasil? O que me diz? Abraços, Chris Pavlovski."


Fonte: Portal de notícias Terra

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem