Uma declaração xenofóbica? Lula chama a diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva de "uma mulherzinha".



(*) Taciano Medrado

Em mais uma das suas gafes, o   presidente Lula (PT) se referiu à diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, como "uma mulherzinha". 

A infeliz declaração do destemperado e língua solta, Lula, lider da esquerda no pais,  aconteceu em evento em São Paulo na última terça-feira (8). Na ocasião, o presidente relembrava o momento em que encontrou Georgieva no fórum da cúpula do G7 no Japão, em 2023.

"Lá, eu encontro com uma "mulherzinha", presidenta do FMI, diretora-geral do FMI, que nem me conhecia", afirmou. No evento de Hiroshima, a diretora do Fundo teria afirmado que o cenário econômico estaria difícil para o Brasil e que o país só cresceria 0,8% naquele ano. Assim, Lula respondeu: "Você nem me conhece, eu não te conheço. Como é que você fala que o Brasil vai crescer 0,8%?."

A declaração de Lula foi dada na cerimônia de abertura da 29ª Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura e da 100ª edição do Encontro Internacional da Indústria da Construção.

Georgieva é diretora-geral do FMI desde 2019. A economista é doutora em ciência econômica e mestre em economia política e sociologia pela Universidade de Economia Nacional e Mundial da Bulgária, seu país de origem. 

Conforme informações da Folha de S. Paulo, antes de ingressar no Fundo, foi diretora-executiva do Banco Mundial e vice-presidente de Orçamento e Recursos Humanos da Comissão Europeia.

A pergunta que se faz é: Cadê as feministas esquerdistas que não se manifestaram contra esse ato que pode ser considerado xenofóbico do seu líder petista? 

Como sempre para a esquerda tudo pode nesse pais, imaginem se tal declaração estapafúrdia fosse proferida por um político da direita. Como diz o velho ditado: "dois pesos e duas medidas".* 

* A expressão "dois pesos e duas medidas" é usada para descrever uma situação de injustiça ou parcialidade, quando duas pessoas ou situações semelhantes são tratadas de forma diferente, aplicando-se critérios distintos.

É como se alguém usasse um critério rigoroso para uns e outro mais leve para outros, dependendo de conveniências, preferências ou interesses.

(*) Professor e analista político

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem