SAMU de Juazeiro orienta sobre riscos de queimaduras durante o período junino


A alegria dos festejos juninos também traz um risco muito comum nesta época do ano: queimaduras provocadas, principalmente por fogos de artifício ou fogueiras. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro orienta sobre como prevenir essas ocorrências e como proceder nestes tipos de acidentes.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do Samu, Juliana Tupiná, é importante que a população fique atenta e mantenha a vigilância na hora de manipular os fogos de artifício, bem como na hora de acender churrasqueiras e fogueiras. “Não usar álcool próximo às chamas de cigarros, de fogueiras e churrasqueiras. Manter as crianças bem longe dessas chamas e todos os materiais que são inflamáveis”, orientou

No caso de explosões com fogos de artifício, por exemplo, a coordenadora de enfermagem do Samu de Juazeiro alerta que é muito comum acontecer a amputação dos dedos ou da mão e, por isso, é importante que as pessoas coloquem um pano limpo protegendo o local, erga o braço ou o membro acometido para evitar hemorragia.

A coordenadora de enfermagem do Samu destacou ainda que, embora seja possível prevenir a queimadura, em algumas situações, elas são inevitáveis. Então é importante também saber o que não fazer diante de uma vítima de queimadura. “Muita gente costuma colocar produtos caseiros nas queimaduras como pó de café, açúcar e margarina. Mas todos esses produtos podem provocar uma infecção no local. Não se deve colocar nenhum produto caseiro na queimadura. Não colocar gelo na queimadura porque pode aumentar ainda mais. Se tiver roupa aderida à pele, não remover. Deixar no local e cortar somente as bordas soltas. Caso haja bolhas, não furá-las. Após a ocorrência da queimadura é importante que lave com água corrente em temperatura ambiente o local que foi acometido pela queimadura e proteger a área com pano limpo”, ressaltou a profissional do Samu de Juazeiro.

Outros tipos de queimaduras

Além das queimaduras provocadas por fogueiras e fogos de artifício, Juliana Tupiná também alerta para outros tipos de queimaduras. “É preciso ficar atento aos cabos da panela para evitar acidentes com crianças, principalmente. Então é importante colocar os cabos das panelas para dentro do fogão, ter cuidado ao manipular alimentos e líquidos quentes, atentar também para queimaduras solares e elétricas. No caso de queimadura elétrica, sempre atentar para desligar a fonte de energia para evitar que essa queimadura se estenda e que outras pessoas possam ser acometidas pela lesão”, disse.

Atendimento do Samu

Apesar das orientações, em todos os casos é necessário procurar o socorro médico para uma orientação ou para ver a necessidade de maiores intervenções. “O Samu 192 está disponível para todos estes atendimentos”, disse. Em caso de inoperância do Samu, ligar no telefone alternativo (74) 98819-2788.

Orientações na TV Escola Juazeiro

As orientações sobre queimaduras, os riscos, prevenção e cuidados também estão sendo exibidos no canal 7.2 da TV Escola Juazeiro, da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O programete ‘Se Liga na Saúde’ traz a temática com muita informação em pequenos vídeos. Durante esta semana, até dia 24 de junho, um profissional do Samu de Juazeiro abordará sobre queimaduras. De 27 a 30 de junho o tema é prevenção e cuidados com estes tipos de acidentes. De 4 a 7 de julho, o ‘Se Liga na Saúde’ falará sobre mitos e verdades sobre queimaduras.


Texto  e foto : Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem