TRABALHADORES DO SAMU PLANEJAM REALIZAR MANIFESTO PEDINDO MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO NESTA SEGUNDA (20)



Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Chega a nossa redação informações de que  hoje, segunda-feira, dia 20, às 16 horas, os trabalhadores do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência em Juazeiro estariam se mobilizando para  realizar um manifesto em frente à unidade local na entrada da cidade.

Eles estão reivindicando melhores condições de trabalho: “Estamos pedindo condições de trabalho não é de hoje que está acontecendo uma infiltração no prédio sede do Samu, já falamos com os responsáveis e nada. Estamos vendo a hora do prédio desabar” declarou um dos trabalhadores do SAMU.

Em novembro de 2019 uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual contra o Município de Juazeiro em razão de problemas e irregularidades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade.

Segundo a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues de Souza, relatórios elaborados pela Vigilância Sanitária estadual e pela Auditoria SUS alertaram para “inúmeros vícios”, entre os quais ambulâncias de suporte avançado e básico sem acessórios essenciais, farmácia sem Termo de Responsabilidade Técnica assinado, manutenção deficiente dos veículos, que ocorrem apenas quando as ambulâncias apresentam problemas, e inexistência de Plano de Ação Municipal de atenção às urgências.

Diante do quadro de irregularidades do serviço, a promotora solicitou à Justiça que determine, de forma liminar, a adoção pelo Município de diversas medidas, entre as quais a contratação de equipes completas para as esferas administrativa e técnica do Samu, atualização da Licença Sanitária, apresentação de registros atuais de manutenção dos veículos e do Plano Municipal de atenção às urgências, aquisição paras as ambulâncias de equipamentos essenciais, como bomba de infusão com bateria, pinça de Magyll, cânulas para traqueostomia e instalação de macas em todas as ambulâncias de suporte básico.

Conforme a promotora, foi proposto à Prefeitura um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularização do Samu local, mas o Município não respondeu à proposta de acordo.

A nossa equipe estará indo ao local marcado no horário  para confirmar a  informação trazer novas informações . 


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem