UM MINISTRO E DOIS ENTENDIMENTOS CONTRADITÓRIOS: Moraes mudou de ideia após resultado das urnas – Diz colunista


Da Redação

O jornalista Claudio Humberto usou sua coluna no jornal da mídia para criticar duas decisões tomadas pelo ministro do STF e presidente do TSE Alexandre de Moraes. O colunista começa seu editorial dizendo que o Ministro explicasse sua decisão, se fosse este um hábito de suspender as investigações das pesquisas eleitorais que apresentaram indícios de manipulação, no primeiro turno. 

Segundo o colunista, Alexandre havia dito a jornalistas no dia 2 de outubro, antes da surpresa dos resultados, que pesquisas não são da seara da Justiça Eleitoral. “O TSE só registra as pesquisas”, disse. Agora mudou de ideia para enterrar as investigações alegando “usurpação de competência”.

Estava indo bem

“Se houve diferenças entre os números da pesquisa e o resultado das eleições, quem deve explicar isso são os institutos”, disse ele no dia 2.

O que pode investigar

Além de vetar a apuração, Moraes quer tornar investigados por suposto “abuso de poder político e desvio de finalidade” os que apuravam fatos.

Poder polícia

Moraes usou “poder de polícia”, conferido ao TSE pelo próprio TSE, em uma resolução de setembro de 2021, usando brecha no Código Eleitoral.

Silêncio

Questionado sobre qual entendimento está em vigor, do dia 2 ou do dia 13, e sobre se irá investigar as pesquisas, o ministro não respondeu.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem