Polícia Federal cumpre mandados em operação contra fraudes em programa de habitação em Juazeiro e Petrolina; servidores públicos são investigados

 

Foto reprodução

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (25), uma operação contra fraudes em um programa nacional de habitação. Servidores públicos são investigados pelo crime e mandados são cumpridos em Juazeiro, no norte da Bahia.

Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão são cumpridos na Bahia e também em Pernambuco. Sete funcionários públicos da cidade de Petrolina, vizinha a Juazeiro, foram afastados das funções. A prefeitura municipal disse que colabora com as investigações e acata decisões judiciais.

Batizada de Tempo Perdido, a operação identificou que os servidores fraudavam processos de concessão do Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, para beneficiar parentes e pessoas próximas. Os investigados também comercializavam as unidades habitacionais.

As fraudes apuradas foram cometidas entre junho de 2020 e julho de 2021. A PF detalhou que houve falsificação de documentos e fornecimento de informações inexistentes.

A polícia disse ainda que os servidores agiam com "inobservância dolosa dos requisitos legais para concessão da habitação", ou seja, eles negligenciavam as condições para que os imóveis fossem concedidos, de forma consciente.

A estimativa é de que as fraudes tenham gerado um prejuízo de R$ 17 milhões aos cofres públicos. Os envolvidos vão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Falsidade Ideológica, Corrupção Passiva, Prevaricação e Fraude Contra o Sistema Financeiro.

A operação foi batizada Tempo Perdido porque, pois, as fraudes ocorrem no Residencial Novo Tempo. Além disso, também faz alusão à ideia de que as pessoas que se inscreveram para tentar uma residência somente perderam tempo.

Com informações do G1/Bahia

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem