JUAZEIRO-BAHIA: Comissão intersetorial dos Selos Unicef e Abrinq se reúnem para avaliação do Plano Municipal da Infância e Adolescência


Da Redação

Iniciativas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes são prioridades para a gestão municipal. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta terça-feira (25), no auditório da Escola Municipal Judite Leal Costa, a comissão intersetorial dos Selos Unicef e Abrinq, para avaliação do Plano Municipal da Primeira Infância e da Criança e do adolescente de Juazeiro.

A ação foi desenvolvida de forma intersetorial, reunindo representantes das secretarias de Educação e Juventude (Seduc), Saúde (Sesau), Desenvolvimento Social Mulher e Diversidade (Sedes), Finanças (Sefin), Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Administração (Sead), além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os representantes destes setores formam uma comissão que avalia o Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) e (PMPI) definindo as ações prioritárias da infância e da adolescência do município, criando estratégias na garantia dos direitos, bem como o enfrentamento das violações desses direitos.

O encontro discutiu o desenvolvimento de ações, até o ano 2024, para cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. O Plano Municipal de Juazeiro deverá apontar prioridades relativas à saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, reconhecendo a criança e adolescente como sujeitos de direitos, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal, assegurando prioridade absoluta no atendimento às suas necessidades.

A articuladora do Selo Abrinq, Ana Paula Granja, falou sobre o objetivo do plano de ação para a efetivação de estratégias assertivas na garantia dos direitos da criança e do adolescente. “A intenção é fortalecer as políticas públicas e vencer os desafios vivenciados por este público com o intuito de realizar encaminhamentos possíveis na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Vale ressaltar também, que a responsabilidade pela educação, cuidado e proteção das crianças e adolescentes deve ser compartilhada com a família e com a sociedade. Por isso, a mobilização pela infância e adolescência deve ser coletiva, envolvendo todas as instâncias de gestão e sociedade civil organizada, com atuação no município”, comentou.

Já a articuladora do Selo Unicef em Juazeiro, Neuraci da Costa, ressaltou a importância dessa iniciativa para o município. “Este é um momento muito importante para o nosso município, pois estamos fazendo a revisão dos planos que ofertam para nossas crianças e adolescentes qualidade de vida, traçando metas e atualizando dados, revisitando documentos, analisando e realizando possíveis inserções do que precisa ser acrescido, além de apontarmos o que já foi alcançado enquanto meta. É o momento onde verificamos até onde nosso planejamento conseguiu avançar, para que possamos estabelecer novas metas e fortalecer o que já foi alcançado”, disse Neuraci.

Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Edinázio Dias/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem