ADICÇÃO: o que é, sintomas e tratamento em Petrolina



A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a dependência química é uma doença crônica e progressiva, com características da junção de fenômenos de ordem fisiológica, comportamental e cognitiva, na qual o uso de uma ou mais substâncias psicoativas, assume prioridade muito maior para o indivíduo do que outros comportamentos que antes tinham mais valor.

Adicção é uma doença que possui características de compulsão e obsessão e no âmbito da dependência química, está associado ao consumo abusivo de substâncias psicoativas.

Sintomas da doença

Compulsão, obsessão, sendo o primeiro considerado como aspecto físico e o segundo, como aspecto mental. E o egocentrismo também faz parte desses sintomas, onde o indivíduo acredita que consegue ter o controle de parar o uso.

“No caso do álcool, por ser uma substância lícita, o seu consumo é socialmente aceito e, muitas vezes, até mesmo incentivado.  Justamente por isso, pode ser tão difícil identificar o limite entre o uso social e o abusivo,” explica a psicóloga da Clínica Hospital Vida Serena, Juliane Ledo.

Ser adicto

Tornar-se adicto, não é uma decisão consciente do indivíduo. É a perda do controle diante do uso de uma ou mais substâncias com alto poder de dependência. Está relacionado à relevância de não subestimar o consumo de drogas. O que começa de forma inocente tem potencial para se transformar em adicção.

“O primeiro passo é ter a consciência de que é, sim, uma doença – e que, como tal, precisa de suporte para ser superado,” completou Juliane.

Vida Serena

A Clínica Vida Serena funciona na Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida Serena, 620. O espaço fica aberto 24 horas, de domingo a domingo.

Para os pacientes e familiares, o contato pode ser feito através dos números: 87 – 99209-6678. Outras informações no Instagram: clinicavidaserena_vsf.

 Assessoria de Comunicação Clínica Vida Serena

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem