Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano participa de projeto educativo ambiental em parceira com escola municipal de Juazeiro

  
 

Alunos de 3 a 5 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anna Hilda Leite, no bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro vivenciaram esta semana uma etapa do projeto “Meu Juazeiro, Meu Semiárido, Lugar de Brincar, Descobrir e Interagir”, promovido pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) com a participação da equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb).

O projeto tem a proposta de desenvolver atividades relacionadas às questões ambientais, com o objetivo de propiciar às crianças o conhecimento sobre o meio ambiente em que vivem, incentivando nelas mudanças de atitudes conscientes, por meio do cuidado com a natureza, a partir da realidade em que elas estão inseridas.

“Estamos vivenciando este projeto em nossa escola, no qual nossas crianças juntamente com a equipe escolar serão os ‘Exploradores por Natureza: Desbravando as curiosidades do mundo’. Entre outras atividades que estão sendo desenvolvidas, a parceria com a Semaurb está contribuindo para enriquecer o nosso projeto, trazendo informações sobre o meio ambiente de forma lúdica, ampliando o conhecimento das crianças e provocando mudanças de atitudes no que se refere a cuidar e preservar o meio ambiente em que elas vivem”, declarou a gestora da escola, Rosemary Castro.

Conhecimentos compartilhados

As educadoras ambientais da Semaurb realizaram diversas atividades lúdicas com os alunos, e através de desenhos, pinturas e contação de histórias, explicaram um pouco sobre a vegetação do bioma caatinga e a importância da preservação ambiental.

"Essa ação foi uma um convite da direção da EMEI Anna Hilda Leite, e fez parte do Projeto Meu Juazeiro, Meu semiárido: lugar de brincar, descobrir e interagir, que já é realizado com as crianças da escola. Nesse encontro com as crianças, nós desenvolvemos diversas atividades envolvendo a percepção ambiental sobre o ambiente em que vivemos, atitudes simples que podemos estar aplicando no dia-a-dia, coleta seletiva, importância das árvores e também leitura de livros de literatura infantil que trazem narrativas sobre natureza e consciência ambiental. É importante esses momentos de brincar e aprender sobre o meio ambiente, pois são vivências valiosas para as crianças estreitarem o contato com a natureza”, frisou a analista ambiental da Semaurb, Erilva Machado Costa.

A culminância do projeto “Meu Juazeiro, Meu Semiárido, Lugar de Brincar, Descobrir e Interagir” na EMEI Anna Hilda Leite, com a participação da equipe da Semaurb, será no dia 30 de setembro, com plantio de mudas na praça próxima à escola.

Texto e fotos:  Edísia Santos – Ascom Semaurb/PMJ

Fernanda Barros – Secretária de Comunicação

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem