PONTO DE VISTA: Como mentir com a estatística? IPEC aponta diferença de 18% pro Lula, o Paraná Pesquisa 6,3% . Dá pra acreditar?

fotos: Estatística fácil 

Por: Taciano Medrado
Professor de Matemática e Estatística descritiva 

Como professor de matemática e estatística, fico incrédulo e , indignado com o que está acontecendo nessas eleições.

Segundo o célebre personagem Homer Simpson, as pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso.” Essa frase de ilustra bem as quanto estatísticas pode ser utilizada para manipular as pessoas e esconder fatos"

Todos hão de concordar que o fato de usarmos dados estatísticos na apresentação de alguma informação, automaticamente gera para o leitor uma certa sensação de confiabilidade.

Isso é esperado e evidencia a importância e o respeito das pessoas para com uma ciência tão nobre quanto a Estatística.

Os aproveitadores sabem disso e muitas vezes nos apresentam informações falsas, mas que parecem verdadeiras, pois foram baseadas em dados estatísticos inventados ou bem “maquiados”.

Quando expostos, no entanto, estas informações são muito frágeis, quando não completamente falsas.

São muitos os exemplos de manipulações estatísticas em diversos setores fundamentais para a sociedade — o impacto destas manipulações em nossa vida é enorme.

Uma simples combinação entre pesquisas de intenção, jornalismo e marketing com manipulação de informação, pode decidir o resultado de uma eleição, por exemplo.

1. A amostra com tendenciosidade embutida.

Você pode ter o resultado que quiser, se fez uma seleção da amostra de forma enviesada, para corroborar seus interesses.

Nestes casos, a aleatoriedade na seleção dos dados é colocada de lado.

Normalmente, cada elemento deveria ter a mesma probabilidade de ser amostrado! Mas não é o que acontece!

Falando de forma prática, você direciona sua amostragem de acordo com o resultado que deseja que ocorra.

A forma em que uma entrevista foi elaborada e aplicada pelo entrevistador pode, por exemplo, induzir determinadas respostas. Neste ponto, as possibilidades de manipulação e fraude são enormes.

2. Os numerozinhos que não estão ali

Qualquer tipo de omissão de dados geralmente indica a tentativa de esconder algum problema.

Este capítulo trata da importância da utilização de um tamanho amostral adequado para as pesquisas.

Utilizando um grupo pequeno, a força do acaso tem uma possibilidade maior de mostrar o resultado como o manipulador deseja.

Em um grupo grande, as diferenças produzidas pelo acaso são diluídas e o resultado tende a ser mais próximo do real.

Há exemplos de empresas que repetem experimentos várias vezes com grupos bem pequenos até que a força do acaso jogue a seu favor.

Então este resultado enviesado é o que será veiculado nas propagandas da empresa.

Diante do que foi exposto, como pode dois institutos de pesquisas realizarem levantamento no mesmo período e tratarem seus dados de formas diferentes e alarmantes

Senão vejamos:

IPEC:

Lula:  52%

Bolsonaro: 36%

Diferença: 18%

PARANÁ PESQUISA

Lula: 42,7%

Bolsonaro: 36,4%

Diferença: 6,3%

O que levou o IPEC a um resultado tão discrepante? Com uma diferença quase três maior em relação ao Paraná Pesquisa e em favor do candidato petista. Só há uma explicação: Uso de A amostra com tendenciosidade embutida.

Referência bibliográfica: Estatística fácil

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem