OPINIÃO: PT E O VOTO ÚTIL


(*) Roberval Souza

Candidato do PT à Presidência resolveu investir pesado na ideia do chamado voto útil, tentando convencer os eleitores de Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya a mudarem seu voto e escolherem o ex-presidente ainda no primeiro turno. Fato é que Ciro, Simone Tebete e Soraya Thronicke resolveram contra-atacar. O candidato do PDT chamou a atitude de terrorismo, de fascismo de esquerda enquanto a candidata do MDB considera que o PT está desrespeitando a População Brasileira.

Vamos aguardar o primeiro turno antes de começar qualquer negociação. Eleição que se resolve no primeiro turno é um grande prejuízo para muitos eleitores, segundo algumas pesquisas e alguns analistas político isto é a valorização da democracia.

No primeiro turno, de acordo com pesquisas é onde o Eleitor vai manifestar-se ideologicamente, no que acredita, independente da viabilidade ou não do seu candidato.  No segundo turno o Eleitor vai fazer uma comparação entre dois candidatos, e talvez seja o que incomode certas candidaturas.  A campanha do Alcóolatra, candidato do PT, está com medo de encarar o embate direto e se resgatar aquelas questões a respeito das corrupções, enfim todas as questões devem ser colocadas de forma direta e entre duas candidaturas. Então, a resolução no primeiro turno é um encurtamento do debate que é muito mais acirrado no segundo turno, em que pese a gente está vivendo eleições polarizadas. Mesmo assim, um segundo turno vai viabilizar muito mais o aprofundamento o do debate, embora na minha opinião, o atual Presidente Bolsonaro tenha mais de 80% de chance de vencer no primeiro turno, dependendo das pesquisas que serão publicadas na próxima semana e das possíveis fraudes na contagem dos votos.

TRÊS ANOS DE   ATAQUES

A campanha do Presidente Bolsonaro começa agora a ter visibilidade em grande parte da população, isto porque durante o mandato a equipe de governo utilizou sempre das redes sociais para divulgar tudo que estava sendo realizado.  Segundo Pesquisas Qualitativas, boa parte da população não tem o hábito de acompanhar política nas redes sociais, mas sim pela Tv de maior audiência, que em três anos e meio tratou de levantar narrativas sempre contrárias ao atual governo. Com as inserções durante a Campanha Eleitoral haverá uma melhora do conhecimento sobre a atual administração e também devido à realização dos movimentos com a presença do Presidente Bolsonaro, sendo para muitos uma novidade e a possibilidade de ouvir como pensa e a forma de agir do atual Presidente. É inegável que nas manifestações são visíveis a participação popular, porém até agora só as pesquisas contratadas pela rede "Grobo" não conseguiram captar que esses eventos são de apoio para a reeleição de Jair Bolsonaro. No dia 12 de setembro as pesquisas começaram a apontar índices que esses eventos estão sim refletindo apoio popular e que se reflete como intenção de voto.

(*) Consultor político da ABCOP

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem