INSTITUTOS DE PESQUISAS NO CEARÁ: Briga para ver quem mente mais. Entenda!


Da Redação
Por: Taciano Medrado

Olá, caríssimo(a)s leitore(a)s,

Que os chamados, desacreditados “Institutos de pesquisas” no Brasil, não passam de empresas a serviço de quem paga mais em prol de interesses dos contratantes, isso toda população brasileira sabe, nem se engana mais.

Querem uma prova inconteste do que estou afirmando? Vejam as pesquisas realizadas nesta semana, em datas próximas, pelo Ipec (ex-Ibope) e Ipespe no Ceará e notem a divergência escandalosa sobre os resultados para a corrida eleitoral ao governo do Estado e divulgadas pelo portal de notícias Poder 360.

De acordo com os resultados, no 1º estudo, do Ipec, Elmano de Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil) estão muito próximos e empatam tecnicamente na margem de erro.

No 2º levantamento, do Ipespe, o candidato do União Brasil lidera isolado com 9 pontos de vantagem sobre o 2º colocado. Nessas pesquisas, Wagner tem de 29% a 37% das intenções de voto. Elmano pontua de 28% a 30%.

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) fica em 3º lugar em todos os estudos, marcando de 19% a 22%.

No caso do Ipec, foram entrevistados presencialmente, em seus domicílios, 1.200 eleitores de 19 a 21 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. No estudo do Ipespe, 1.000 pessoas foram ouvidas, por telefone, com operadores humanos, de 18 a 20 de setembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

As pesquisas estão registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números CE-03914/2022 (Ipec) e CE-04936/2022 (Ipespe). O levantamento do Ipec foi contratado pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo, e custou R$ 98.075. O do Ipespe foi pago pelo jornal O Povo e custou R$ 42.000.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem