ELEIÇÕES 2022: Pesquisa mostra virada de Bolsonaro sobre Lula. O petista tem a maior rejeição, com 40,7%. Diz instituto futura

foto reprodução

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1), realizada pelo Instituto Futura, contratada pelo Banco Modal Mais mostra uma virada do Presidente Jair Bolsonaro sobre o ex-Presidente Lula (PT) na disputa presidencial deste ano.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro subiu de 37,5% na rodada anterior de 28 de julho, para 40,1% agora, enquanto Lula caiu de 39,6% para 36,9% no primeiro turno. Ciro Gomes (PDT) aparece com 10,1% e Simone Tebet (MDB) tem 2,2%.

Já no cenário de segundo turno, Lula mantém a liderança, mas desta vez com uma distância menor, vencendo com 45,3% das intenções de votos, contra 43,8% de Bolsonaro. No levantamento anterior, a distância entre os dois candidatos era de 4,6 pontos percentuais. O petista tem a maior rejeição, com 40,7%, seguido por Bolsonaro, com 39,9%.

DADOS

O universo é composto pelo eleitorado brasileiro com idade de 16 anos ou mais. O tamanho da amostra previsto é de 2000 entrevistas. A amostra é estratificada por região geográfica, unidade da federação e natureza do município (capital, região metropolitana e interior). Para a seleção dos entrevistados, no primeiro estágio é feito o sorteio dos municípios que farão parte da pesquisa. No segundo estágio, os entrevistados são selecionados aleatoriamente pelo sistema de cotas amostrais segundo sexo e faixa etária.

A distribuição amostral é definida em função de variáveis significativas, a saber: Sexo: masculino 47,4%; feminino 52,6%; Idade: 16 a 24 anos,13,8%; 25 a 34 anos, 20,1%; 35 a 44 anos, 20,6%; 45 a 59 anos, 24,5%; 60 anos ou mais 21,0%. Para a variável grau de instrução, os dados são: até o ensino fundamental, 40,7%; ensino médio, 43,0% e ensino superior 16,3%. Para a variável nível econômico, a renda familiar: até 2 salários-mínimos 45,8%; mais de 2 a 5 salários-mínimos 32,9%; mais de 5 salários-mínimos 21,3%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada.

Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Os intervalos de confiança serão calculados considerando os resultados obtidos para um nível de confiança de 95%. A pesquisa é registrada no TSE no número BR-07568/2022.

Fonte: Jornal primeira página

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem