ELEIÇÕES 2022: Bolsonaro reduz 16 pontos percentuais em relação a Lula no grupo declarados pretos . Aponta pesquisa DataFolha

Foto divulgação

Da redação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou e reduziu a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores que se declaram pretos, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (1º).

A diferença entre eles caiu de 41 para 25 pontos percentuais nesse grupo nas últimas duas semanas, já que o atual mandatário subiu de 19% para 26%, enquanto o petista encolheu de 60% para 51%.

O presidente também manteve o empate técnico que havia obtido na rodada passada entre brancos. Ele tem 38% das intenções de voto nesse segmento, contra 39% do adversário. Já entre pardos, Lula continuou na dianteira, variando de 48% para 46%, ao passo que Bolsonaro oscilou de 33% para 32%.

Abaixo, é possível ver a evolução dos dois por cor da pele desde maio. No Brasil, 43% do eleitorado se declara pardo, 32%, branco, e 17%, preto, segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram incluídos porque as bases de dados são muito pequenas.

A última pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 5.734 eleitores acima de 16 anos em 285 cidades. O número do registro na Justiça Eleitoral é BR- 00433/2022.

Foi considerada a pergunta estimulada, ou seja, em que os candidatos são citados ao entrevistado. A margem de erro total do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, e muda para três pontos entre pretos.

Com informações do Folha Press.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem