EDITORIAL: Governo Suzana Ramos faz em pouco mais de metade do seu mandato, o que os governos comunistas e petistas não fizeram em 12 anos


(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 

Os seus opositores diziam durante a campanha para prefeito de que ela teria exercido o cargo de vereadora por três mandatos na câmara legislativa de Juazeiro e não havia apresentado nenhum projeto exequível e concreto para a população duramente todo esse tempo.  

Eis que de repente a tão criticada candidata do PSDB, Suzana Ramos, se elege  prefeita de Juazeiro, no norte da Bahia, com 55,68% nas eleições de 2020 e desbanca a hegemonia dos comunista e petistas que reinavam por mais de 12 anos na cidade (8 anos do ex-prefeito Isaac Carvalho + 04 do Garçom do boi preto,  Paulo Bomfim (PT), que amargou um  em segundo lugar, com 29,09% (26,59% de diferença em pro Gestão Suzana Ramos

Passados 1 ano, 8 meses e 02 dias de seu mandato, os números da primeira mulher prefeita da história de Juazeiro são fantásticos, e suficientes para manter a oposição de boca calada, afinal contra a eficácia administrativa e a competência não há argumentos, afinal a gestão Suzana Ramos já fez nessa pouca metade de seu mandato mais do que os 12 anos dos comunistas e petistas.

Vamos aos números

INFRAESTRUTURA

Tomando emprestado as informações passadas a esse redator-chefe pela assessoria de comunicações da prefeitura de Juazeiro, o atual governo municipal já entregou a população  nove praças e seis estão em fase de conclusão e está licitando mais R$ 14 milhões em obras em espaços de lazer e do complexo viário Ulysses Guimarães

A Prefeitura de Juazeiro já realizou diversas ações estruturantes na cidade, como construção e requalificação de praças, paisagismo e manutenção de espaços públicos, mudando o espaço físico do município e resgatando o sentimento de pertencimento do juazeirense. Dando continuidade à série de investimentos, a gestão municipal já garantiu, através de licitação, a aplicação de cerca de R$ 14 milhões em obras em áreas de lazer, na sede e interior, e do complexo viário Ulysses Guimarães.

Muitas novidades serão anunciadas pela prefeita Suzana Ramos em breve. As obras do Parque da Cidade, de praças nos bairros Dom José Rodrigues, Centenário, Jardim Flórida, João Paulo II e duas no distrito de Maniçoba já estão em processo de licitação e, logo, as Ordens de Serviços serão assinadas e executadas pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur). O Complexo Viário Ulysses Guimarães, na área da rotatória da Sote, também está sendo licitado e será uma grande intervenção que vai impactar o ambiente e a mobilidade urbana das regiões próximas aos bairros Alto da Maravilha, Lomanto Júnior e Maria Goretti.

Com as ações, a prefeita Suzana Ramos comemora os investimentos em infraestrutura na cidade. “Já caminhamos um grande percurso até aqui e o povo, cada vez mais, consegue ver que as obras e serviços estão acontecendo. Estamos com muitas ações em licitações, através de recursos próprios, e, com certeza, nosso município, tanto na sede quanto no interior, vai mudar mais ainda de cara, seguindo mais bonito e organizado”, destacou.

Praças

Na área central da cidade, praças históricas e importantes foram totalmente revitalizadas, como é o exemplo da Praça da Bandeira, Praça do Jacaré, Orla II e a Praça Jardim São Francisco, no antigo local onde estava o Vapor Saldanha Marinho, o Vaporzinho.

Na área dos bairros, o Castelo Branco recebeu duas novas praças, *nas Quadras C e G* teve concluída a quadra H que tinha sido iniciada e ficado pendente pelo governo anterior.  Entre o Novo Encontro e o Centenário, foi construída, do zero, a Praça das Bromélias, que se tornou uma ótima opção de lazer para as duas comunidades.

Outras ações também estão em andamento na Praça Arnulfo Cândido Alves, no Tancredo Neves; na Praça da Amizade, no Itaberaba; na Praça da Vila Tiradentes, na Vila Tiradentes e no Parque Lagoa de Calu, no Alto da Maravilha.

Canteiros

Além de praças, os canteiros da sede e interior também estão sendo revitalizados. A entrada do bairro João Paulo II, na Avenida Cheffy Khoury, recebeu iluminação em LED, reestruturação com piso em intertravado e a ciclovia foi restaurada. O ambiente hoje está com ótimas condições de tráfego, mobilidade urbana e segurança.

A gestão municipal também fez intervenção paisagística no canteiro próximo ao Ponto de Apoio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro, no bairro Castelo Branco, entre as BRs 235 e 407. No local, foram implantadas plantas ornamentais, grama, seixos e britas, além de implantação de lixeiras e bancos.

Outros três canteiros seguem recebendo serviços. Um na área do Distrito Industrial, na BR-407, e outro no Canteiro da Avenida da Estação, no bairro Piranga. Já em Abóbora, o distrito vai receber, em breve, o canteiro central totalmente requalificado com área de convivência, quiosques e nova iluminação em LED.

Rotatórias

Os moradores das áreas próximas aos bairros Mussambê, Jardim Vitória e Nossa Senhora da Penha hoje usufruem da importante intervenção de mobilidade urbana realizada em frente ao cemitério central. A implantação da rotatória no local deu mais fluidez ao trânsito e diminui os riscos de acidentes de trânsito.

Também foram realizadas ações de paisagismo em três grandes rotatórias na área urbana. A requalificação começou na rótula próxima a duas grandes redes de supermercados, entre os bairros Alto da Maravilha e Jardim Vitória. Posteriormente foi beneficiada a que fica ao lado do Parque Lagoa de Calu, finalizando na rotatória em frente ao Batalhão da Polícia Militar.

Paisagismo

Diversos pontos do município receberam trabalho de paisagismo. A Orla II, atualmente, é um local mais bonito e agradável para a população realizar passeios. A área do barco Saldanha Marinho, o Vaporzinho, que foi totalmente recuperada recentemente, se transformou em mais um ponto turístico da cidade. A Praça Alsus Sangalo, no bairro Country Club e a entrada do acesso de Itamotinga foram beneficiadas com ações de paisagismo com o objetivo de embelezar os respectivos espaços.

Calçadão e Pista de Skate

O tradicional Calçadão da Travessa Ribeiro, no centro de Juazeiro, recentemente recebeu a implantação de piso, intervenções na drenagem e construção de faixas elevadas. A obra serviu para melhorar o fluxo de pedestres na área e contribuiu para o fomento do tradicional comércio no centro da cidade.

E para incentivar a prática de esportes radicais, a prefeitura também requalificou a pista destinada à prática das modalidades de skate e patins, na Orla II da cidade. O espaço de aproximadamente 500 m2, recebeu revitalização do piso, pintura, realocação de obstáculos e estruturas metálicas.

UM OLHAR PARA O INTERIOR

No interior, os moradores de Juremal já estão usando a praça do acesso do distrito, a São João Batista, e aguardam pela conclusão das obras da Praça Romilse Siqueira Santos. O Rodeadouro também recebeu um espaço totalmente novo que está garantindo o lazer da comunidade, a Praça do João Leiteiro. A valorização dos festejos culturais e das  feiras e eventos da economia solidária  sendo apoiada pela gestão municipal. A Exemplo da  parceria com a Bahiater confirmando a presença da instituição na próxima Feira do Bode que acontecerá no distrito do Junco.

CULTURA  TURISMO E ESPORTE , 

Nunca se investiu tanto nessas áreas quanto agora. A Secretaria de Esporte e cultura (Seculte) deixou de ser apenas um “elefante branco” nos 12 anos dos governos comunistas e petistas. Apesar de ter mantido o secretario de esportes e cultura do governo anterior, parece que a ineficácia não estava no gestor da pasta, mas sim no prefeito comunista  que pouco dava importância a essa secretaria.  

A cidade virou um verdadeiro palco de ações, parcerias e eventos de caráter regional, estadual e até mesmo nacional 
aos finais de semana como campeonatos de judô, copa e vela, open de voleybol, skate etc.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes , Sérgio Fernandes, e o superintendente de Esportes, Joacir Oliveira, receberam representantes da equipe feminina  Super8, que ficou em 2 ° lugar, e das  equipes  masculina e feminina Sark, que conquistaram, respectivamente, 3° e 1° lugar. A etapa serviu como classificatória para o Campeonato Baiano de Vôlei, que acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro e as três equipes vencedoras representarão Juazeiro na competição estadual.

EDUCAÇÃO

Na educação várias ações já  foram e estão sendo desenvolvidas como: 

Reforma e requalificação de todas as escolas municipais de ensino fundamental e médio.

Programas na área educacional tais como: Assertividade, desenvolvimento e satisfação marcam uso de materiais didáticos inovadores na rede pública municipal de ensino de Juazeiro.

Com o objetivo de criar um material alinhado às especificidades de toda a comunidade escolar, visando melhorar a qualidade da educação pública municipal de acordo com as diretrizes curriculares da Educação, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), disponibilizou uma série de recursos pedagógicos por meio de materiais didáticos inovadores, que já têm mostrado resultados positivos.

Projeto ‘Lápis na Mão’: O concurso cultural é promovido pela TV São Francisco com apoio da Prefeitura de Juazeiro que, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), vem estimulando a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino.

Escolas da rede municipal participa de  ação cidadã com oferta de serviços à população e apresentação de iniciativas inovadoras na educação. Inserção da escola na comunidade através da  19ª edição da “Ação em prol da cidadania: gente em ação”, no bairro Jardim  Primavera. 

Educação e tecnologia: Prefeitura de Juazeiro oferece instrumentalização tecnológica para profissionais da rede municipal de ensino

Mais um investimento da gestão municipal na Educação começou a ser executado. Desde que as escolas precisaram se reinventar para atender ao novo modelo de educação não presencial, a tecnologia passou a ser uma aliada. Para dar mais suporte às unidades de ensino na utilização dessas ferramentas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), promoveu um Encontro Formativo com Coordenadores Pedagógicos da rede pública municipal de ensino, durante os dias 30 de agosto a 1° de setembro.


(*) Professor, Engenheiro Agrônomo, Bacharel em Administração , matemático e pedagogo 


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS