Desfile cívico valoriza a cultura regional através da educação na Lagoa do Salitre, interior de Juazeiro


 
 

Realizado na manhã deste sábado (03), o desfile cívico da Escola Municipal José de Amorim, na Lagoa do Salitre, no interior de Juazeiro, reuniu estudantes, familiares, gestores, profissionais da educação e comunidade local para prestigiar o evento, que trouxe como tema “Juazeiro tem história e memórias: um recomeçar em um novo tempo”. Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a programação retornou para o calendário de comemorações escolares, após os dois anos da pandemia de Covid-19, que impediu as solenidades alusivas ao 7 de setembro.

Durante o trajeto, 12 pelotões representaram os 200 anos de independência do Brasil, trazendo temáticas como “Agricultura, mãos que cultivam os frutos da terra”, “Lavadeiras do Angari e os pescadores”, “A origem: passagem do Juazeiro”, “Encontro entre culturas no sertão nordestino”, “Boiadeiros, vaqueiros e tropeiros”, “Juazeiro e os navegantes”, “Juazeiro cidade de histórias, lendas e encantos”, “Ervas e medicina natural do Salitre”, “Personalidades do nosso Salitre” e “Escola Municipal José Amorim - uma referência no futsal e atletismo”.

Na ocasião, a Fanfarra Municipal Bamad, composta por alunos da Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz Mello da Silva, abrilhantou a programação que é tradição no município, protagonizando as práticas pedagógicas de aprendizagem sociocultural, levando para as ruas de Juazeiro um verdadeiro espetáculo de entretenimento através do conhecimento, valorização das tradições e cultura regional.

“Esse ano nós estamos seguindo a ideia que atende à temática central definida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), retratando a história da cidade de Juazeiro através de suas lendas, tradições e personalidades, com os vaqueiros, índios, lavadeiras do Angari, navegantes, Samba de Véio, Penitentes, Nego D'água, Nossa Senhora da Rapadura, entre tantos outros”, comentou Jailma Carvalho, gestora da escola José de Amorim.

“Fazem parte das homenagens a medicina exercida através do uso das plantas naturais do Salitre, as personalidades da nossa região como Sr. Gregório, da comunidade Quilombola do Alagadiço, no Salitre; D. Ovídia, do Samba de Véio do Rodeadouro; José de Amorim, flandeiro, sucateiro, mercante e personalidade que deu nome a nossa instituição. E por fim, nossos estudantes-atletas que são destaques e referência no atletismo e futsal, inclusive em competições nacionais”, completou a gestora.

Satisfação

Vestida com trajes que relembram Nossa Senhora da Rapadura, Iane Joice da Silva Oliveira, aluna do 6° B, falou sobre sua satisfação em participar do desfile. “Estou muito feliz porque nossa escola voltou a ter o desfile de 7 de setembro. Fiquei muito ansiosa para que esse momento acontecesse”, falou a estudante.

Carlos Fabiano Souza, coordenador geral do desfile de 7 de setembro, comentou sobre a programação. “É muito satisfatório observar que as escolas municipais superaram nossas expectativas, realizando desfiles cívicos em culminância com a temática proposta pela Prefeitura de Juazeiro, através da Seduc, trazendo para as ruas do munícipio toda história de nossa cidade de forma lúdica, interativa e muito informativa, valorizando as memórias, cultura e tradições locais”, declarou.

No local, também estiveram presentes Alexandrina Araújo, superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos, Marileide Jericó, superintendente Administrativo e Financeiro, e João Paulo, Educador físico da rede municipal de ensino.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem