Caminhada com alunos da rede municipal encerra Semana Nacional de Trânsito em Juazeiro e alerta sobre prevenção e educação

 
 

A Semana Nacional de Trânsito 2022 em Juazeiro foi encerrada com chave de ouro, nesta sexta-feira (23). A programação contou com uma caminhada organizada pela Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) que reuniu alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte e da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora das Grotas. 

Chamando atenção para educação e paz no trânsito, a caminhada saiu da Praça da Bandeira e percorreu a Avenida Adolfo Viana, passando pela Rua da 28, Orla I, Calçadão da Conselheiro Saraiva e retornando para a Praça da Bandeira, na área central da cidade. Durante o ato, alunos das duas escolas exibiram faixas e cartazes com frases educativas e pedindo educação no trânsito. No trajeto, os estudantes, acompanhados dos agentes de trânsito da CSTT e professores das escolas, entregaram panfletos informativos com dicas de como se comportar no trânsito. A CSTT também disponibilizou água, frutas e guloseimas para os participantes.

Para a coordenadora da Escola Nossa Senhora das Grotas/Sede, Vanderleia Lopes, que acompanhou o evento, a campanha envolvendo as crianças é muito importante, pois a conscientização é a melhor maneira de se prevenir. “Nós precisamos formar futuros cidadãos conscientes das regras de trânsito, dando exemplo, para que a gente consiga fazer um trânsito bem mais seguro para todos. Quando nós educamos uma criança hoje, estamos formando o adulto de amanhã. Só a educação poderá contribuir para formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres”, enfatizou.

O diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, destacou a importância da Semana Nacional de Trânsito. “Sob o olhar da prefeita Suzana Ramos, que prega uma gestão humanizada e pautada em boas práticas, a Semana Nacional de Trânsito 2022 cumpriu o seu papel, que é reforçar as ações da CSTT quanto às orientações do trânsito, e as crianças estão envolvidas nesse contexto, pois são multiplicadoras de conhecimentos. A educação para o trânsito será de grande valor para crianças e adolescentes, pois elas se tornarão adultos mais conscientes e responsáveis. Além disso, ensinando uma criança, ela com certeza cobrará dos familiares atitudes corretas”, destacou Tenório.

Iniciativa aprovada

Ao longo do percurso, os alunos seguiam as orientações do Palhaço Pouquinho e entregavam panfletos no comércio da área central. A vendedora Sara Nogueira estava na porta da loja em que trabalha, recebeu um panfleto e um abraço de um aluno e aprovou a iniciativa. “Eu aprovo a iniciativa porque é algo muito importante e que serve para os adultos se conscientizarem sobre o trânsito. Esta é uma caminhada bonita, por um trânsito mais humano e pela vontade de não haver mais acidentes. Estão de parabéns”, pontuou.

O supervisor de Educação para o Trânsito da CSTT, João Carlos de Sousa, explica que a caminhada é importante para fazer um alerta à sociedade. Ele ainda destaca que várias ações foram realizadas durante a semana. “Realizamos diversas ações esta semana, como palestras, abordagens educativas no trânsito, ações educativas dentro e fora das salas de aula com alunos, panfletagem e encerramos com essa bonita caminhada. Cooperação, respeito, cortesia e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento das pessoas no trânsito, e, por isso, devem ser ensinados a todos, principalmente às crianças”, finalizou.

-

Ascom/PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

 

 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem