SENTO SÉ: Ações alusivas ao Agosto Lilás movimentaram equipamentos da rede de assistência social


No mês de agosto, conhecido como “Agosto Lilás” pelo combate à violência contra a mulher, vários equipamentos que compõem a estrutura da Prefeitura de Sento-Sé estiveram realizando ações voltadas para a conscientização dos direitos sociais de mulheres em situação de ameaça e violação de direitos. Nesta terça-feira (30) foi a vez da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizar junto aos usuários do Auxilio Brasil e Centro de Convivência uma ação alusiva ao tema.

A Coordenadora do Creas em Sento-Sé, Maria do Socorro Batista Filha, explica que as rodas de conversa, realizadas nesta terça-feira, nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social, foram voltadas para os usuários presentes nos equipamentos, enquanto aguardam o atendimento, e tiveram como objetivo levar conhecimento sobre a importância da campanha e também sobre a funcionalidade do CREAS.

“Abordar o tema Violência Contra a Mulher é de grande importância, o Creas, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos-Paefi, busca valorizar ações que incluem outras instituições visto que a união de esforços contribui para maior visibilidade do tema. É preciso prevenir e atuar de forma eficaz no combate a todos os tipos de violência contra a mulher. Desde sua implantação, o órgão vem garantindo e cumprindo o papel de proteção social especial em que seus usuários estão em situação de risco social e pessoal, seus direitos foram violados ou ameaçados e que seus vínculos familiares foram rompidos. Exemplos dessas violações são: abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono ou afastamento do convívio familiar. Diante do cenário de violência contra a mulher, o papel do Creas é acolher, orientar, e a partir destas atuações efetivar que os direitos dessas mulheres sejam garantidos”, destaca a coordenadora.

Andréia Gonçalves estava presente no Serviço de Convivência e participou da roda de conversa e fez uma avaliação positiva da ação. “É muito importante aprender o que está sendo apresentado aqui hoje, pois mesmo não sendo a minha realidade, é a de outras pessoas, e a partir do momento que tenho esse conhecimento posso ajudar outras pessoas que estejam passando por essa situação”, avaliou. J a dona de casa Maria dos santos, que participou da ação na sede do Auxilio Brasil, considerou o momento como esclarecedor. “Sempre ouvi falar da Lei Maria da Penha, e não sabia exatamente como funciona, e nem a quem devemos procurar em caso de violência contra a mulher, graças a esse momento que participei aqui agora eu sei”, afirmou Maria.

A ação realizada no Serviço de Convivência contou também com a participação da Guarda Civil Municipal, que esteve representada pela Inspetora Chefe Josilene Lins. Nesta quarta-feira as ações alusivas ao Agosto Lilás realizadas pela equipe do Creas acontecem na sede do Cras de Sento-Sé, a partir das 9h.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem