Parceria da Prefeitura de Juazeiro com Governo do Estado oferece formação aos supervisores e coordenadores que atuam no Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Juazeiro, em parceria com o governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (28), no Centro de Cultura João Gilberto, a formação dos supervisores, coordenadores e visitadores que atuam no Programa Primeira Infância – Criança Feliz, oferecido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. A programação segue até o próximo dia 6 de abril, e conta com a presença de representantes de municípios circunvizinhos.

“O Programa Criança Feliz nasceu do decreto nº 8.869/2016, e atua no campo de assistência social, trabalhando a intersetorialidade, contemplando políticas públicas de assistência à saúde, educação, cultura e direitos humanos. O objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, entendendo que a estimulação cada vez mais precoce ajuda no desenvolvimento humano, colaborando para diminuição de desigualdades econômicas e sociais”, explicou a superintendente de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Laíse Macedo.

O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares, e atende gestantes, crianças de até três anos, e crianças de até seis anos que estejam incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente o município dispõe de quinze visitadores, distribuídos nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os visitadores trabalham a importância da estimulação psicomotora, sensibilidade e fortalecimento de vínculos, além de encaminharem para os CRAS, especificidades que demandem assistência de forma ainda mais integral por meio da Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF).

“A capacitação oferecida aos profissionais que atuam no Programa Primeira Infância - Criança Feliz, é de fundamental importância para o nosso município, pois possibilita que os assistidos disponham de um atendimento cada vez mais humanizado e qualificado, principalmente por se tratar de um acolhimento ofertado a população infantil em situação de vulnerabilidade social. Nossa gestão segue comprometida no exercício diário de garantir o acesso às assistências sociais”, frisou o titular da SEDES, Teobaldo Pedro.

Qualificação

Iago Batista, representante do Estado enquanto técnico do Programa Primeira Infância - Criança Feliz, falou sobre o objetivo da capacitação. “O objetivo da capacitação é qualificar os prestadores de serviço do Programa no município, reforçando os aspectos do desenvolvimento infantil para criar jovens e adultos que possam dispor de um desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento integral na primeira infância”, disse.

Sheila Lima, diretora da empresa Inove CLO Consultoria, que está em parceria com a SUAS, através da Superintendência de Assistência Social, falou sobre o sentimento de gratidão por estar sendo recebida no município, juntamente com sua equipe de multiplicadores que estão realizando a formação. “Estou agradecida por termos sido recebidos de forma tão acolhedora. Serão dez dias de programação, onde iremos discutir temáticas de ações, políticas e serviços públicos que integrem e fortaleçam assistências voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias”, ressaltou.

Ascom/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem