OPINIÃO: Por que o etanol aumenta junto com a gasolina? Entenda!


Da Redação
(*)  Taciano Medrado

Ola carissmo(a)s leitore(a)s,

Me perguntaram por que o etanol aumenta junto com a gasolina, já que esse tipo de combustível não deriva do petróleo, mas da cana de açúcar, via de regra?

Para responder essa pergunta é preciso entender  a famosa lei da Oferta e da Demanda, na economia., 

LEI DA OFERTA E DA DEMANDA

O etanol é um substituto direto da gasolina para muitos brasileiros, pois no país a frota de automóveis em circulação é composta por veículos flex. (cerca de 70%). Com  o aumento nos preços dos combustíveis, especificamente, a  gasolina, o  preço do etanol tende a acompanha esse aumento por conta  por conta da grande procura  pelo produto. Dessa forma, quando o consumidor se depara com o aumento do litro da gasolina, muitas vezes acaba optando por abastecer com o etanol.

Ademais, a formação do preço do etanol para as  usinas Sucroalcooleira, está diretamente relacionada ao mercado ou seja, a oferta e demanda das distribuidoras. e quem regula esse mercado?  o consumidor, é claro, pois  se o preço da gasolina se mantém alto por muito tempo aumenta a demanda pelo etanol. Mas a oferta do produto é limitada, o que reflete na subida dos preços.  

O mesmo fenômeno ocorre de maneira inversa, ou seja, se o etanol perde competitividade, o consumidor recorre  para a gasolina, o que resulta em oferta de biocombustível maior do que a demanda, levando a uma redução dos valores pagos aos produtores. 

(*) Professor Economia, analise de Investimentos e Engenharia Econômica.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

 VISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem