JUDÔ: Sistema iSports ganha Prêmio Esporte Inovação do COB

Foto: Joá Souza / Ag. Haack / Bahia Notícias

O sistema iSports ganhou, neste domingo (20), o prêmio Esporte Inovação do COB. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC - USP), com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e tem o objetivo de identificar novos talentos no judô. A informações são de Nuno Krause/BN.

Dados da Confederação Brasileira de Judô estimam que o Brasil tenha mais de 2 milhões de praticantes da modalidade, sendo 10% atletas profissionais, colocando-a como uma das 10 mais praticadas do país. 

O sistema faz uma análise de dados instantânea para identificar atletas com potencial desempenho olímpico, a partir de dados físicos, técnicos, psicológicos e outros acima da média. 

"A curto prazo, espera-se que o sistema possa auxiliar na seleção de atletas para os próximos ciclos e Jogos Olímpicos (2024 e 2028", diz o texto do projeto. "A médio ou longo prazo, espera-se que o sistema possa impactar no desenvolvimento/acompanhamento de atletas no Brasil, compondo-se como uma ferramenta tecnológica e inovadora voltada para a parametrização de processo decisório ligado a investimentos e desenvolvimento de talentos esportivos, e estimulando propostas voltadas a outros esportes", conclui. 

O iSports foi desenvolvido pelos pesquisadores Caroline Godoy, Anderson Ara Francisco Louzada Neto, Leandro Carlos Mazzei, Marcus Agostinho e José Olívio Júnior.

O Prêmio Esporte Inovação do COB foi instituído no último Congresso Olímpico, realizado em São Paulo. A ideia é premiar iniciativas que deem novos rumos para o esporte brasileiro. 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS