FAKE NEWS: Vídeo mostra incêndio em porto na China, não explosão de bomba termobárica na Ucrânia

 

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes sociais mostra a explosão de uma bomba termobárica na Ucrânia, como afirmam publicações que compartilham a gravação . As imagens são de um incêndio que ocorreu em 2015 em uma área industrial do porto de Tianjin, na China, que continha compostos explosivos. As informações são de Priscilla Pacheco/Aos Fatos

As postagens enganosas contam com ao menos 30.785 compartilhamentos nesta quinta-feira (3) no Facebook.

Bomba termobárica, lançada na Ucrânia. É a mais poderosa arma, depois das atuais nucleares. É detonada em dois estágios. A primeira explode com uma força menor e aciona automaticamente a outra, mais potente.

Um vídeo que mostra uma série de explosões próximas a edifícios tem sido compartilhado nas redes sociais por postagens que afirmam se tratar de um lançamento de uma bomba termobárica na Ucrânia, o que é falso. As imagens são de um incêndio que ocorreu em 12 de agosto de 2015, no porto de Tianjin, na China, e foram publicadas à época por veículos de comunicação, como BBC e The Guardian. O registro foi creditado a Dan Van Duren, testemunha do incidente.

Segundo as autoridades chinesas, as explosões foram causadas por um incêndio em uma área industrial do porto que continha nitrocelulose, um composto explosivo. O fogo se espalhou e atingiu silos onde fertilizantes eram armazenados ilegalmente. No total, 173 pessoas morreram.

Guerra. Grupos de direitos humanos e Oksana Markarova, embaixadora ucraniana nos Estados Unidos, acusam a Rússia de ter atacado a Ucrânia com bomba termobárica – armamento que suga o oxigênio do ar para aumentar a temperatura da explosão. Apesar de a Rússia possuir esse tipo de bomba, não há confirmação de que ela tenha sido de fato usada na guerra na Ucrânia.

A postagem enganosa também foi checada pela Agência Lupa. Outras peças de desinformação sobre o conflito armado entre Ucrânia e Rússia checadas por Aos Fatos podem ser acessadas aqui.

Referências:

1. BBC (Fontes 12 e 3)
2. The Guardian
3. Band
4. UOL (Fontes 1 e 2)

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem