DITADURA: Cuba condena 128 pessoas por participação em manifestações

Foto reprodução

O Tribunal Supremo de Cuba condenou 128 pessoas por participação nas manifestações em 11 e 12 de julho de 2021. Os julgamentos começaram em 14 de dezembro e se estenderam até 3 de fevereiro. As condenações variam de 6 a 30 anos de prisão.

Segundo comunicado publicado pelo Tribunal Supremo, foram julgados 129 pessoas acusadas de cometer crimes de “vandalismo visando desestabilizar a ordem pública, a segurança coletiva e a tranquilidade cidadã”. A nota acrescenta que, durante os protestos, os manifestantes jogaram pedras, garrafas e coquetéis Molotov em instalações policiais e agentes do Ministério do Interior.

No total, 128 pessoas foram condenadas pelos crimes de sedição e furto. Dois manifestantes, Dayron Martín Rodríguez e Miguel Páez Estiven, foram condenados a 30 anos de prisão. Outros 125 foram condenados entre 6 e 26 anos e 1 manifestante condenado a 4 anos de trabalho correcional.

As manifestações aconteceram pelo agravamento da pandemia e pela crise econômica que ocasionou um colapso no país: escassez de remédios, longas filas para acesso a alimentos e cortes frequentes de energia elétrica.

A ONG Cubalex, com sede em Miami lamentou a decisão e disse que as condenações são excessivas e em alguns casos violam as garantias dos manifestantes.

Relatório da Human Rights Watch divulgado em outubro de 2021 indicou “abusos sistemáticos” do governo cubano contra manifestantes pacíficos.

Com informações do poder 360

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS