PETROLINA-PE: Facape tem três Projetos de Extensão Tecnológica selecionados em edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco

 

Da   Redação 

Três projetos da Faculdade de Petrolina – Facape, foram selecionados para o Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), executado em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Os projetos de extensão da Facape selecionados foram: “Desenvolvedor de loja virtual: uso de tecnologias abertas”, do Professor de Ciência da Computação, Ricardo José Rocha Amorim; “Cloud Computing aplicado à área da saúde: Soluções para os hospitais do consórcio de inovação em saúde de Petrolina” da Professora de Ciência da Computação, Cynara Lira de Carvalho Souza; e “Analíticas inteligente de negócio de loja virtual: Uso das tecnologias e aplicações práticas” da Professora de Ciência da Computação, Dinani Gomes Amorim.

Um dos projetos é o “Cloud Computing aplicado à área da saúde: Soluções para os hospitais do consórcio de inovação em saúde de Petrolina” coordenado pela Professora da Facape, Cynara Lira de Carvalho Souza. Esse projeto que é voltado para a área de Inovação e saúde, irá beneficiar, na área de computação e nuvem, e serão utilizados nos hospitais Dom Thomaz e Dom Malan, além do Instituto de Olhos, todos em Petrolina.

“Essa área está crescendo muito, por se tratar de um ramo responsável pela infraestrutura no setor de tecnologia e segurança dos dados. Essa necessidade ocorre principalmente por ter entrado em vigor a Lei de Proteção de Dados. Com essa capacitação, a Facape irá beneficiar a região de Petrolina com profissionais capacitados para trabalhar nessa esfera”, comentou a coordenadora do colegiado de Ciência a Computação e do projeto selecionado,  Cynara  Carvalho.

As capacitações estão previstas para acontecer em setembro e serão promovidas jornadas de extensão tecnológica com quatro meses de duração. A primeira etapa, com turmas de até 50 alunos, capacitará os estudantes do curso de Ciência da Computação da Facape, matriculados entre o 2º e 8º período, que serão selecionados através de edital. Na segunda etapa, os 10 primeiros estudantes irão fazer uma prova e serão selecionados para desenvolverem as atividades de extensão tecnológica nesses hospitais. Os alunos selecionados vão contar com auxílio de R$ 500,00, durante 3 meses.

O projeto “Desenvolvedor de loja virtual: uso de tecnologias abertas”, do Professor de Ciência da Computação, Ricardo José Rocha Amorim será apresentado para o comércio de Petrolina. “Teremos um evento na Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina, para conscientização dos empresários, em seguida a seleção de alunos. Depois da 1a etapa no início de outubro, teremos a entrega de certificados e apresentação dos 10 alunos dos projetos selecionados aos empresários,” explicou o professor Ricardo Amorim.

A FACEPE investirá um total de R$ 214 mil em nove projetos de extensão tecnológica qualificados no Edital nº 12/2021 por profissionais das autarquias educacionais de Pernambuco, entre elas a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF, composta pela FACAPE.

Assessoria de Comunicação da Facape

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS