Pandemia empurrou até 132 milhões de pessoas para a fome crônica em 2020

Crianças assistidas pelo Programa Mundial de Alimentos no distrito de Yako, Burkina Faso, em dezembro de 2019 (Foto: Unicef/Vincent Tremeau)

Da   Redação

A pandemia de Covid-19 prejudicou décadas de esforços para o alcance da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no planeta. Em um novo relatório, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) revela que entre 83 milhões e 132 milhões de pessoas foram empurradas para a fome crônica em 2020.  

O documento da agência foi divulgado para coincidir com a Conferência da ONU sobre Sistemas Alimentares, que acontece nesta quinta-feira (23), em Nova York. O evento busca chamar a atenção global para a urgência de uma reforma na produção e distribuição de alimentos e também para a importância de se erradicar a fome e reduzir doenças relacionadas à má alimentação. 

O chefe de Estatísticas da FAO, Pietro Gennari, declarou que a situação é “alarmante” e que, agora, ficou mais difícil alcançar a Agenda 2030. 

Praticamente 14% dos alimentos são perdidos ao longo da cadeia de abastecimento, isso antes de mesmo de chegar aos consumidores. Produtores de pequena escala continuam na desvantagem, e as mulheres dos países em desenvolvimento ganham menos do que os homens, mesmo quando produzem mais.

pandemia e as medidas de confinamento para conter a transmissão do novo coronavírus tiveram também um impacto na volatilidade dos preços dos alimentos, que aumentaram.  

O relatório destaca ainda que a escassez de água é muito alta em várias regiões do mundo, o que também ameaça os progressos para o desenvolvimento sustentável.  

Mas o documento relaciona alguns avanços do setor: implementação de decisões para combater a pesca ilegal, manejo sustentável de florestas, políticas para eliminar o subsídio das exportações agrícolas e investimentos para ampliar a produtividade em países em desenvolvimento.  

A agência recomenda aos países uma séria de medidas, incluindo aumentar o investimento na agricultura, apoiar pequenos produtores e adotar medidas para conter a alta no preço dos alimentos. 

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem