AJUDA HUMANITÁRIA: Brasil concede visto a afegãos em fuga do Talibã

Foto reprodução- CNN Brasil
Da   Redação

Os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública anunciaram nesta sexta-feira (3) que o Brasil poderá conceder visto humanitário a afegãos que desejarem deixar o Afeganistão por conta do regime talibã. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e seus familiares terão prioridade. O grupo de 270 juízas afegãs que pediu ajuda para deixar o país poderá dar entrada no pedido deste documento. 

"A medida é baseada nos fundamentos humanitários da política migratória brasileira, reafirmando o compromisso brasileiro com o respeito aos direitos humanos e com a solidariedade internacional", disseram os ministérios em nota. 

No mês passado, o Itamaraty afirmou que preparava a concessão dos vistos humanitários "em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e sírios”. O pedido de visto humanitário, diferentemente do de refúgio, tem de ser feito fora do Brasil, em alguma autoridade consular.

No caso do Afeganistão, a mais próxima é a embaixada de Islamabad, no Paquistão. Segundo o Itamaraty, as embaixadas em Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi também estarão habilitadas a processar os pedidos de visto "para acolhida

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS